“Programa Crianças e Jovens do Rio Grande: Escrevendo Histórias” completa 28 anos
Evento, que ocorreu exclusivamente no formato virtual em função da pandemia, ocorreu nos dias 9, 11 e 13 de novembro
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A Secretaria Estadual da Educação promoveu, nesta sexta-feira, 13 de novembro, a última live do ciclo de encontros comemorativos à 28ª edição do “Programa Crianças e Jovens do Rio Grande: Escrevendo Histórias”. A transmissão, que ocorreu pelo canal do Youtube TV Seduc RS e pela página da Seduc no Facebook, contou com um bate-papo entre especialistas na área da Psicologia e Educação/Psicopedagogia, sobre as implicações do hábito da leitura na constituição físico-emocional dos estudantes.
A iniciativa, que visa estimular a auto expressão do aluno, valorizando sua produção gráfica e textual e o hábito da leitura, tem, em 2020, um novo formato de apresentação, exclusivamente virtual e sem a publicação anual do livro, devido à pandemia de coronavírus.
O evento, que contou com a mediação da assessora do setor de Livros e Fomento à Leitura, do Departamento Pedagógico da Seduc, Ana Helena Laux; teve a presença da psicóloga Jaciane Pinto Guimarães; da pedagoga Liana Dias; e da escritora Christina Dias.
Na abertura do evento, a pedagoga Leda Dal Magro apresentou a Contação de Histórias de duas obras: “O Jabuti e o Jurucutu”, de Ruth Guimarães; e “Senão” de Alice Bassie.
“ O estímulo à leitura e à produção textual é algo que reverbera na vida da pessoa e constrói conexões cerebrais importantíssimas para o desenvolvimento do indivíduo, tanto na sua formação pedagógica quanto na constituição de sua personalidade. Isso, consequentemente, traz uma maior saúde mental, pois proporciona uma plasticidade cerebral, uma maior criatividade e uma evolução do aprendizado curricular”, destaca a assessora Ana Helena Laux.
Conforme a escritora Christina Dias, a formação de novos leitores e escritores passa inicialmente pela ideia do “brincar”. “O incentivo à leitura começa por meio das atividades lúdicas. O hábito do “brincar” dispara o mesmo botão que te dispõe a receber e vivenciar as diferentes formas de arte. Então, a subjetividade agrega no processo de formação do estudante e desenvolve o mecanismo neurológico necessário para o aprendizado. Quando eu descobri isso, para mim, foi algo revolucionário”, enaltece.
De acordo com a psicóloga Jaciane Pinto Guimarães, é importante que o desenvolvimento da subjetividade esteja relacionado ao processo de experimentação. “Na minha visão, este é um dos pilares do “Programa Crianças e Jovens do Rio Grande: Escrevendo Histórias”. É a capacidade e a possibilidade de articulação destas crianças, de diversas regiões do Estado, de conhecerem a Capital, estar na Feira do Livro, distribuir autógrafos e ver a sua própria obra prestigiada. Este é o grande significado”, explica.
A psicopedagoga Liana Dias relata que a diversidade interativa, proporcionada pelo Programa, traz para a prática uma série de experiências significativas paras alunos, professores e comunidade escolar. “Nós temos que entender, primeiramente, que o cérebro da criança e do jovem está em desenvolvimento. Na primeira infância, principalmente, a pessoa é altamente suscetível às influências ambientais. A interação, o ambiente social e os estímulos proporcionados são fundamentais para a neuroplasticidade”, define.
Escrita, Leitura e Cérebro - O que temos a aprender.
Escrita, Leitura e Cérebro - O que temos a aprender. Crédito: TV Seduc RS
Ciclo de Encontros
Na segunda feira, 9 de novembro, ocorreu a live de abertura da 28ª edição do “Programa Crianças e Jovens do Rio Grande: Escrevendo Histórias”. O encontro, transmitido diretamente pelo canal do Youtube TV Seduc RS e pela página da Seduc no Facebook, contou com a presença da diretora do Departamento Pedagógico, Letícia Grigoletto; da diretora adjunta do Departamento Pedagógico, Natália Borges; e do patrono da 66ª Feira do Livro de Porto Alegre, o escritor Jeferson Tenório.

Já na quarta-feira, 11 de novembro, foi realizado um evento interno para alunos, autores, participantes de edições passadas do “Crianças e Jovens do Rio Grande: Escrevendo Histórias” e demais convidados.

A roda de conversa, realizada por meio da plataforma Google Meet, reuniu cerca de 50 pessoas e contou com depoimentos, apresentações e compartilhamento das experiências vivenciadas ao longo das 27 edições do Programa.

Programa Crianças e Jovens do Rio Grande: Escrevendo Histórias
A produção deste livro é o resultado de um trabalho sistemático e contínuo, voltado para a formação do hábito de leitura, incentivo à produção textual e valorização do aluno no contexto educacional.
Na Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental, os trabalhos podem ser apresentados por meio de desenhos, em produções individuais, enquanto que os demais níveis podem apresentar suas produções nos diferentes gêneros literários (poesia, conto, crônica, história em quadrinhos, etc.) acompanhados ou não de ilustrações criadas pelo autor.
Os trabalhos são preservados na íntegra, conservando a originalidade, a autenticidade e a criatividade dos autores, observando a correção do professor/comissão.