Poncho Verde recebe 30 computadores por meio do Programa Escola Melhor
Ação beneficiou mais de 500 alunos do colégio localizado no Bairro Rubem Berta
Publicação:

O Programa Escola Melhor: Sociedade Melhor, da Secretaria Estadual de Educação, incentiva a parceria entre empresas ou pessoas físicas com escolas da rede estadual ensino. Até o momento, 573 instituições de ensino já aderiram ao programa, sendo 222 parcerias formadas e 84 parceiros físicos e jurídicos.
Ainda no mês de fevereiro, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Poncho Verde, do Bairro Rubem Berta, com 570 alunos, na Zona Norte da Capital, recebeu 30 computadores e seis câmeras de segurança, além de materiais de trabalho para sala de aula, como cadeiras e cartolina por meio de doações de parceiros.
“Tivemos a oportunidade de oferecer atividades pedagógicas inseridas no meio digital para os nossos alunos”, explica a diretora da Poncho Verde, Daniela Naibert. Conforme a professora do 3° ano do ensino fundamental Fernanda Viega da Silva, as aulas de computação ocorrem uma vez por semana, sempre com a sequência de dois períodos. “ No início, nossa meta era mostrar as partes básicas do computador e fazê-los compreender como funciona. Agora estamos desenvolvendo atividades para estimular o aprendizado e aproximá-los da realidade”, afirma.
Facilidades para aprender
Marília Mendes, 14 anos e estudante do 7° ano, admite que passou a frequentar o colégio também no período inverso às aulas para consultas na internet. “O auxílio dos computadores é muito importante. Eu consegui melhorar muito minhas notas e passei a gostar de explorar mais os conteúdos”, destaca.
“Estamos muito contentes de poder ter acesso a essa tecnologia. Agora nós assistimos a vídeos educativos e interagimos bem mais”, relata Thainara Ribeiro, 14 anos, do 7° ano.
Escola de Santa Rosa ganha "cara nova" a partir de pintura
O programa também possibilitou com que a comunidade da Escola Estadual de Ensino Fundamental Mercedes Motta, localizada no Centro de Santa Rosa, abraçasse o espaço educacional. Com a participação de pais e alunos, a instituição de ensino buscou parcerias com pessoas físicas e jurídicas disposta a atender algumas de suas demandas.
Segundo Tatiane Mattiazzi, vice-diretora da Escola, a iniciativa possibilitou a aquisição de tintas, que já deram cara nova para três salas de aula, além da entrada do educandário. Outras atividades - estas desempenhadas voluntariamente pelos pais - foram os cuidados com a jardinagem, a horta da escola, além da limpeza do pátio.
"Quanto maior o envolvimento e participação de todos, maior também será o comprometimento com a educação e o sentimento de pertencimento de cada indivíduo à comunidade educativa", enfatiza a titular da 17ª Coordenadoria Regional de Educação, Roseli Führ Schaefer.
Como a escola pode participar do Programa Escola Melhor, Sociedade Melhor?
A direção deve apresentar a ideia aos professores, pais e alunos, por meio do Conselho Escolar. Aprovada a proposta, a direção deve preencher o Termo de Adesão. Por fim, basta acessar o sistema ISE (na aba Escola Melhor) e manifestar interesse em participar do Programa, clicando na opção SIM. Após esse procedimento, a escola deverá inserir o Termo de Adesão e o Plano de Necessidades nos espaços indicados.
Mais informações podem ser obtidas através do telefone (51) 3288-4760 ou pelo link Escola Melhor.