Plano Ceibal é apresentado no seminário binacional
Publicação:
Dando continuidade ao Seminário de integração binacional a mesa sobre os aspectos pedagógicos do Plano Ceibal nesta quinta-feira (31) contou com a presença do Consul uruguaio em Bagé, Roberto Torino, que ressaltou a importância do evento para a integração entre Brasil e Uruguaio. Participaram do debate Yolanda Delgado, assessora do Centro Ceibal, Martin Pardo, do Departamento de Conectividade da instituição e professores de escolas que executam o Plano Ceibal.
Yolanda Delgado falou sobre a realização de cursos de formação para professores, que acontecem nas modalidades presencial e à distância. Ela destacou a importância de agregar tecnologia e envolver os professores para que a iniciativa tenha sucesso. Martin Pardo abordou a implantação do Plano Ceibal, que envolve a vinculação territorial, a sensibilização da comunidade e a articulação com os setores governamentais e da sociedade civil. O cuidado com os equipamentos é trabalhado junto aos alunos e os aspectos pedagógicos são tratados de forma conjunta, entre o Centro Ceibal e a rede de escolas públicas.
Lourdes Gonzales, diretora da Escola 151 do Projeto Aprender Todos, explicou que o Projeto conta com professores apoiadores que trabalham com os alunos e com as famílias. A iniciativa tem o apoio de diversos ministérios, que apoiam as famílias através de políticas públicas de inclusão social. A atuação junto às famílias resultou em uma melhor compreensão, por parte dos pais, sobre o uso do computador, o que se reflete na aprendizagem dos alunos.
A professora Ana, da Escola República do Paraguai, de Rivera, e Mari Peres, professora de apoio, na Escola 18, de Rio Branco relataram a experiência de utilização da Plataforma Crea, que oferece recursos educativos para os docentes e alunos. Os professores postam os trabalhos em um blog e os alunos respondem. O estudante só pode passar para o trabalho seguinte após concluir o trabalho anterior.
Gabinete Digital
Éverton Rodrigues relatou as atividades do Gabinete Digital (órgão ligado ao Gabinete do Governador) e os canais de participação da sociedade. A população pode participar através de ferramentas digitais e de audiências presenciais. Rodrigues relatou que temas polêmicos como a lei sobre estrangeirismos em documentos oficiais e a separação dos Bombeiros da Brigada Militar já foram temas de consulta à população. A proposta de criação do Conselho Estadual de Comunicação está no momento em consulta pública.