Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Planejamento Anual e Sistema de Avaliação são temáticas de encontro com escolas

Publicação:

1401308750516.jpeg
9ªCRE
Durante o encontro de formação de diretores e coordenadores pedagógicos, realizado na quinta-feira (21), que reuniu mais de 70 pessoas, foram abordados entre as temáticas, o Planejamento Anual e Sistema Estadual de Avaliação Participativa/ SEAP, nas escolas. As temáticas foram trabalhadas por Alexandra Amaral da Silva que assessora o andamento das avaliações e planejamento das escolas, e atualmente é formadora regional do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Alexandra inicia sua fala, retomando o ciclo do SEAP, que iniciou no ano de 2013, onde foi trabalhado a partir da metodologia das luzes, na qual puderam ser feitas constatações e o diagnóstico da realidade das escolas. Entre os meses de fevereiro e março as escolas já haviam retomado os dados, e agora com o diagnóstico pronto as instituições realizar o planejamento. O planejamento é um documento em permanente construção, e se revigora a cada dia, é uma temática que precisa ser retomada sempre, esse plano anual é um instrumento que contem os elementos teórico/práticos que, a partir da problematização do cotidiano da escola e da leitura crítica da realidade global em que a mesma está inserida, aponta os caminhos, as alternativas possíveis para implementar, com qualidade social, as potencialidade, propondo formar de intervenção e alternativas que superem os conflitos. A proposta construída na região era de que as metas fossem elaboradas a partir da análise dos dados encontrados nos sistemas de gestão disponíveis. ?Nenhum outro sistema adotou um modelo nessa perspectiva. As dimensões do SEAP identificam os pontos fortes e fracos da escola. Um dos grandes avanços foi consolidar o planejamento na realidade do SEAP, a avaliação institucional deve ser um balizador do planejamento?, explicou. Para alcançar na prática todos esses conceitos, as escolas foram organizadas em grupos para fazer a análise do diagnóstico de algumas escolas fictícias, destacando as categorias do planejamento: objetivos, metas e ações. Os resultados foram partilhados no grande grupo por meio de uma plenária. Essa partilha também deve ser realizada no cotidiano da escola, é necessário expor as metas para a comunidade que também se empenha no alcance dos objetivos.
Secretaria da Educação