Matrizes de referência 2023, Educação Infantil e Ensino Fundamental foram os temas da Jornada Pedagógica desta quarta (15)
Evento ocorrido na manhã desta quarta-feira (15) segue até quinta-feira com transmissão pelo canal do YouTube TV Seduc RS
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Com foco na matriz de referência da Rede Estadual, das habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Referencial Curricular Gaúcho e dos temas transversais no desenvolvimento das habilidades dos alunos, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) promoveu, na manhã desta quarta-feira, 15 de fevereiro, o terceiro encontro da Jornada Pedagógica 2023. Os participantes trouxeram orientações sobre a Educação Integral de cada estudante. A transmissão ocorreu pelo canal do YouTube TV Seduc RS.
Segundo a subsecretária adjunta da Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação, Sandra Lemos, a Jornada Pedagógica é um momento único no qual são realizadas apresentações com temas pertinentes a toda Rede Estadual.
“Nós temos a missão de estruturar a educação de forma conjunta em toda a Rede para que ocorra um trabalho conjunto que elevará a aprendizagem e o desenvolvimento das habilidades dos alunos para um nível de qualidade na Educação do Rio Grande do Sul”, destacou.
A diretora do Departamento de Modalidades e Atendimento Especializado, Sherol dos Santos, tratou sobre a matriz curricular de 2023, a flexibilização curricular, o acolhimento e diagnóstico das competências e o planejamento dos temas transversais durante o ano letivo.
“Os temas transversais se apoiam diretamente na Educação Integral do Estudante. Tornando a escola um espaço de aprendizagem e democracia inclusiva, onde a prática coercitiva de não-discriminação, de não ao preconceito e de respeito às diferenças e diversidades esteja presente. Os professores têm que adotar os temas transversais em suas aulas para que estes conteúdos se insiram nas atividades ao longo do ano”, explicou.
A diretora do Departamento de Desenvolvimento Curricular da Educação Básica, Letícia Grigoletto, abordou a importância da promoção de aprendizagens significativas que proponham o desenvolvimento de habilidades que colaborem para a trajetória escolar do aluno.
“A Educação Infantil e o Ensino Fundamental são etapas de ensino em que é necessário proporcionar o bem-estar físico e emocional e oferecer múltiplas linguagens para o avanço cognitivo do aluno. É fundamental que exista um planejamento da realidade em que o estudante está inserido e que ele receba um ambiente acolhedor para que possa se expressar, para inventar e desenvolver sua criatividade”, afirmou.
Experiência de sala de aula
A diretora da Escola Nossa Senhora da Paz, de Campinas do Sul, na região da 15ª CRE, Carina Mezzaroba, falou sobre a sua experiência e as práticas pedagógicas exitosas. A instituição de ensino também integra o Programa Escolas Criativas, da Rede Brasileira de Aprendizagem.
“Por meio de atividades dinâmicas criativas e lúdicas, nós iremos avaliar nossos alunos pedagogicamente no início do ano letivo. Sem provas ou conteúdos extensos, mas observando o desempenho deles e avaliando, procurando dimensionar os componentes curriculares a serem trabalhados. Com esta ideia de planejamento, nós não tivemos nenhum aluno nos Estudos de Recuperação, pois este trabalho já foi feito durante o ano”, enalteceu.
Jornada Pedagógica 2023 (15/02)
Jornada Pedagógica 2023 (15/02) Crédito: TV Seduc RS
Almoço com a Suepro
A Subsecretaria de Educação Profissional apresentou o 5º Itinerário da Formação Técnica e Profissional e seus Desdobramentos, que são os componentes curriculares ofertados no Ensino Médio Gaúcho; as modalidades; a gestão e monitoramento do desenvolvimento dos itinerários nas escolas; e a colaboração com as instituições de ensino.
Estiveram presentes a subsecretária adjunta da Suepro, Luciane Dutra Oliveira; a diretora Pedagógica da Subsecretaria de Educação Profissional; Raquel Padilha; a diretora técnica de Articulação e Relacionamento, Melissa Merino; e a assessora pedagógica da Subsecretaria de Educação Profissional, Andréa Smaniotto.
“Para que esta oferta dos itinerários aumente é importante que se desenvolvam parcerias com o setor público e privado. Para isso acontecer, nós precisamos criar mecanismos e identificar onde é possível implantar mais cursos, mais vagas, onde há mais interesse e em quais modalidades. Este é o nosso planejamento que será realizado de forma conjunta com as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs)”, concluiu a subsecretária adjunta da Suepro, Luciane Dutra Oliveira.