Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Matrizes de referência 2023, Educação Infantil e Ensino Fundamental foram os temas da Jornada Pedagógica desta quarta (15)

Evento ocorrido na manhã desta quarta-feira (15) segue até quinta-feira com transmissão pelo canal do YouTube TV Seduc RS

Publicação:

A diretora do Departamento de Modalidades e Atendimento Especializado,Sherol dos Santos, tratou sobre a matriz curricular de 2023. Foto: Seduc
A diretora do Departamento de Modalidades e Atendimento Especializado,Sherol dos Santos,tratou sobre a matriz curricular de 2023
Por Diego da Costa

Com foco na matriz de referência da Rede Estadual, das habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Referencial Curricular Gaúcho e dos temas transversais no desenvolvimento das habilidades dos alunos, a  Secretaria Estadual da Educação (Seduc) promoveu, na manhã desta quarta-feira, 15 de fevereiro, o terceiro encontro da Jornada Pedagógica 2023. Os participantes trouxeram orientações sobre a Educação Integral de cada estudante. A transmissão ocorreu pelo canal do YouTube TV Seduc RS.

Segundo a subsecretária adjunta da Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação, Sandra Lemos, a Jornada Pedagógica é um momento único no qual são realizadas apresentações com temas pertinentes a toda Rede Estadual.

“Nós temos a missão de estruturar a educação de forma conjunta em toda a Rede para que ocorra um trabalho conjunto que elevará a aprendizagem e o desenvolvimento das habilidades dos alunos para um nível de qualidade na Educação do Rio Grande do Sul”, destacou.

A diretora do Departamento de Modalidades e Atendimento Especializado, Sherol dos Santos, tratou sobre a matriz curricular de 2023, a flexibilização curricular, o acolhimento e diagnóstico das competências e o planejamento dos temas transversais durante o ano letivo.

“Os temas transversais se apoiam diretamente na Educação Integral do Estudante. Tornando a escola um espaço de aprendizagem e democracia inclusiva, onde a prática coercitiva de não-discriminação, de não ao preconceito e de respeito às diferenças e diversidades esteja presente. Os professores têm que adotar os temas transversais em suas aulas para que estes conteúdos se insiram nas atividades ao longo do ano”, explicou.

A diretora do Departamento de Desenvolvimento Curricular da Educação Básica, Letícia Grigoletto, abordou a importância da promoção de aprendizagens significativas que proponham o desenvolvimento de habilidades que colaborem para a trajetória escolar do aluno.

“A Educação Infantil e o Ensino Fundamental são etapas de ensino em que é necessário proporcionar o bem-estar físico e emocional e oferecer múltiplas linguagens para o avanço cognitivo do aluno. É fundamental que exista um planejamento da realidade em que o estudante está inserido e que ele receba um ambiente acolhedor para que possa se expressar, para inventar e desenvolver sua criatividade”, afirmou.

Experiência de sala de aula

A diretora da Escola Nossa Senhora da Paz, de Campinas do Sul, na região da 15ª CRE, Carina Mezzaroba, falou sobre a sua experiência e as práticas pedagógicas exitosas. A instituição de ensino também integra o Programa Escolas Criativas, da Rede Brasileira de Aprendizagem.

“Por meio de atividades dinâmicas criativas e lúdicas, nós iremos avaliar nossos alunos pedagogicamente no início do ano letivo. Sem provas ou conteúdos extensos, mas observando o desempenho deles e avaliando, procurando dimensionar os componentes curriculares a serem trabalhados. Com esta ideia de planejamento, nós não tivemos nenhum aluno nos Estudos de Recuperação, pois este trabalho já foi feito durante o ano”, enalteceu.

00:00:00/00:00:00

Jornada Pedagógica 2023 (15/02)

Jornada Pedagógica 2023 (15/02) Crédito: TV Seduc RS

Almoço com a Suepro

A Subsecretaria de Educação Profissional apresentou o 5º Itinerário da Formação Técnica e Profissional e seus Desdobramentos, que são os componentes curriculares ofertados no Ensino Médio Gaúcho; as modalidades; a gestão e monitoramento do desenvolvimento dos itinerários nas escolas; e a colaboração com as instituições de ensino.

Estiveram presentes a subsecretária adjunta da Suepro, Luciane Dutra Oliveira; a diretora Pedagógica da Subsecretaria de Educação Profissional; Raquel Padilha; a diretora técnica de Articulação e Relacionamento, Melissa Merino; e a assessora pedagógica da Subsecretaria de Educação Profissional, Andréa Smaniotto. 

Integrantes da Subsecretaria de Educação Profissional trataram sobre os Itinerários Formativos do Ensino Médio
Integrantes da Subsecretaria de Educação Profissional trataram sobre os Itinerários Formativos do Ensino Médio - Foto: Seduc

“Para que esta oferta dos itinerários aumente é importante que se desenvolvam parcerias com o setor público e privado. Para isso acontecer, nós precisamos criar mecanismos e identificar onde é possível implantar mais cursos, mais vagas, onde há mais interesse e em quais modalidades. Este é o nosso planejamento que será realizado de forma conjunta com as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs)”, concluiu a subsecretária adjunta da Suepro, Luciane Dutra Oliveira.

Secretaria da Educação