No Dia do Servidor, funcionária de escola mais antiga em atividade recebe homenagem
Publicação:

Nesta quarta-feira (28), data em que é comemorado o Dia do Servidor Público, o governo estadual saudou todos os funcionários públicos do Rio Grande do Sul por meio de homenagem aos dois servidores mais antigos ainda em atividade no Estado. Eles receberam a Medalha da Ordem do Mérito do Servidor Público, que reconhece o trabalho daqueles que fazem a diferença em sua comunidade.
Em solenidade no Palácio Piratini, Terezinha Gaio Bortoluzzi, de 63 anos, auxiliar de serviços gerais da Escola Estadual Charruas, e Acilon Freitas de Lacerda, de 79 anos, do Núcleo de Vigilância dos Riscos e Agravos Ambientais Biológicos da Secretaria da Saúde, ganharam a distinção do governador José Ivo Sartori e dos secretários de Educação, Vieira da Cunha, e de Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos, Eduardo Olivera.
Terezinha Gaio Bortoluzzi
Foi nomeada para o cargo de Auxiliar de Serviços Gerais I, no regime de trabalho de 40 horas, em 1º de agosto de 1970, no então Grupo Escolar Charruas, hoje Escola Estadual de Ensino Fundamental Charruas, onde permanece em atividade até hoje, completando 45 anos na mesma escola.
Tia Nica, como é chamada por seus colegas e alunos da escola, é uma pessoa muito prestativa e não mede esforços para o bom andamento dos trabalhos e para atender pais e alunos com excelência. Zela pelo bem-estar dos estudantes durante o intervalo e é a pessoa a quem todos se dirigem na hora de resolver diversos problemas que possam ocorrer durante o ano letivo. Nesses 45 anos de vida funcional, tia Nica presenciou a formação de grandes profissionais do município de Marau, na Região Norte do Estado.
Acilon Freitas Lacerda
No ano de 1959, quando o Departamento Estadual de Saúde foi extinto, passando a ser Secretaria Estadual da Saúde, Acilon Freitas de Lacerda ingressou no serviço público do Estado, desempenhando a atividade de guarda sanitário na também extinta Polícia de Foco.
Acilon trabalha ainda na mesma divisão da Secretaria, que já passou por várias nomenclaturas, como Serviço de Saneamento, Divisão de Zoonoses, Divisão de Controle Ambiental e hoje Núcleo de Vigilância dos Riscos e Agravos Ambientais Biológicos da Secretaria da Saúde, onde completa 56 anos e 5 meses de atividades no Governo do Estado.