Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Município de Muliterno promove ação da Cipave

Escola Estadual de Ensino Médio Raimundo Pelissaro recebeu o 4º Encontro do Adolescente no último dia 22 de setembro

Publicação:

Ação que ocorreu no dia 22 de setembro integra o Programa Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar
Ação que ocorreu no dia 22 de setembro integra o Programa Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar - Foto: 7° CRE/Divulgação Seduc
Por Seduc

Em homenagem ao Dia do Estudante, os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Raimundo Pelissaro participaram de um encontro promovido pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e pelas Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social do município de Muliterno. O evento ocorrido na região da 7° Coordenadoria Regional de Educação (CRE), no último dia 22 de setembro, integra o Programa Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave).

 O encontro, intitulado “Da Sociologia ao Rock”, foi direcionado aos alunos dos anos finais do ensino fundamental e aos alunos do ensino médio, tendo sido ministrado pelo sociólogo e mestre em Teologia pela PUC, Giovani Mattielo. Na palestra, houve referências à sociologia e ao rock nacional dos anos 80, como recurso para fazer refletir, pensar.

No trabalho, também se abordou o pensamento dos principais sociólogos, o que, aliado às canções do rock nacional, fez com que os alunos fossem refletindo sobre a sociedade, o jeito de viver em família e as atitudes perante à sociedade.

 De acordo com a supervisora e orientadora educacional da Escola Raimundo Pelissaro, Teresinha Fagundes, através da canção do cantor Cazuza, “Brasil mostra tua cara”, fez-se a reflexão de que é necessário ser proativo, não sendo somente um mero expectador.

“É preciso ser protagonista da própria história. Cada um precisa fazer a sua parte, sendo honesto e ético nas pequenas coisas do dia a dia, buscando a paz, a não violência, cumprindo com seus deveres de cidadão, respeitando a diversidade social, observando os direitos e deveres de cada pessoa”, destaca.

Secretaria da Educação