Mariza Abreu apresenta panorama da educação no Estado para delegação educacional japonesa
Publicação:

A secretária estadual da Educação, Mariza Abreu, recebeu na manhã desta segunda-feira, 4, representantes da Missão Oficial Educacional da Província de Shiga, do Japão. Durante o encontro, Mariza Abreu apresentou à comitiva, chefiada pela vice-diretora Machiko Morimoto e pelo coordenador de assuntos relacionados à América Latina, Kazuhiko Takagi, ambos da Divisão de Relações Institucionais do Governo da Província de Shiga, a situação atual da educação no Estado.
Mariza Abreu apresentou as ações desenvolvidas pela Secretaria Estadual da Educação (SEC), como o Programa Estruturante Boa Escola para Todos. Além disso, a secretária frisou o compromisso que o governo estadual tem com a educação. ?Na última semana, o Banco Mundial aprovou o empréstimo de US$ 1,1 bilhão para investimentos no Estado. Um dos pré-requisitos para que o empréstimo fosse executado foi o comprometimento do Estado na educação. Esse ato demonstra a vontade do governo do Estado em cumprir não só as metas do Banco Mundial, mas com a educação do Rio Grande do Sul?, explicou Mariza Abreu.
A visita ao Rio Grande do Sul tem como objetivo a troca de informações, além de conhecer o sistema e a metodologia educacional aplicada nas escolas gaúchas, com o propósito de fornecer assistência educacional aos brasileiros residentes na cidade de Shiga, no Japão. A comitiva visitará, durante esta semana, três escolas em Porto Alegre. Na tarde desta segunda-feira, 4, a visita ocorre na Escola Pastor Dohms. Amanhã, terça-feira, 5, é a vez da Escola Estadual de Ensino Fundamental Paraíba e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Antônio Giúdice receberem a visita da comitiva.
A visita da delegação japonesa, que também conta com cinco professores de escolas da cidade de Shiga, no Japão, ocorre até o dia 7 de agosto, no âmbito do Convênio de Fraternidade entre Shiga e o Rio Grande do Sul, sendo organizada em parceria entre a SEC e a Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais (Sedai) com o apoio da secretaria municipal de Educação.