Maratona literária é inaugurada com entrega de livros às escolas da rede estadual
Publicação:
A Maratona Literária Joaquim Nabuco, concurso nacional de redação promovido pela Caixa Econômica Federal, com apoio cultural da Academia Brasileira de Letras (ABL) e do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (Sebe) da Secretaria Estadual da Educação (SEC), terá início na Capital gaúcha na segunda-feira, 21, às 14h, no Auditório Paulo Freire, no Centro Administrativo do Estado. O secretário estadual da Educação, Ervino Deon, irá participar da abertura da maratona, que contará com a presença dos escritores Moacyr Scliar e Carlos Nejar. Na ocasião, haverá ainda a entrega de acervo bibliográfico de Filosofia, Sociologia e Cultura Afro-brasileira às escolas estaduais.
Todos os alunos do Ensino Médio, tanto da rede pública quanto privada, poderão participar do concurso, com textos em formato de prosa contendo, no máximo, 30 linhas. O tema em questão é ?A importância de Joaquim Nabuco, sua vida e obra?. As redações serão enviadas para o Rio de Janeiro e, em dezembro, ocorrerá a premiação nacional. Os escritores dos cinco melhores textos ganharão viagens pelo Brasil e livros sobre Joaquim Nabuco. As escolas de Ensino Médio interessadas em participar da maratona deverão confirmar presença pelos telefones (51) 3288-4785/3288-4793.
O ano de 2010 foi instituído por lei federal como Ano Nacional Joaquim Nabuco, em celebração ao centenário de sua morte. O embaixador e escritor pernambucano, que foi importante articulista na abolição da escravatura de 1888, tem extensa produção literária antiescravista e teve intensa participação política no império defendendo a volta da monarquia.