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Live de formação debate o Mundo do Trabalho no Ensino Médio Gaúcho

Encontro contou com a participação da secretária Raquel Teixeira e especialistas da área da Educação

Publicação:

MRTF
Crédito: - Foto: Seduc
Por Diego da Costa

Com o intuito de debater as perspectivas para os estudantes e professores diante das mudanças previstas para o Ensino Médio e dar continuidade às formações dos novos componentes curriculares, a Secretaria Estadual da Educação promoveu, na noite dessa quarta-feira, 1° de dezembro, a Live de formação “Mundo do Trabalho no Ensino Médio Gaúcho. A transmissão ocorreu pelo canal do YouTube TV Seduc RS.

O encontro contou com a presença da secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira; da superintendente do Itaú Educação e Trabalho, Ana Inoue; e do CEO da consultoria Global Me, Emílio Munaro. A mediação do evento foi realizada pelo diretor superintendente da Suepro, Frederico Cesar Matias Cardoso Guedes.

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A secretária Raquel Teixeira enalteceu as principais mudanças no novo modelo de Ensino Médio que já está sendo implementando na maior parte dos Estados brasileiros.

“A reforma do Ensino Médio talvez seja a mais profunda que eu já vivi em toda minha trajetória de educadora. Esse movimento que criou a nova BNCC e propôs estas mudanças nesta etapa de ensino é fantástico. É um avanço. A legislação mudou porque havia uma demanda e uma insatisfação com a escola que tínhamos. A escola do século 18 com foco no professor e no ensino não cabe mais no mundo. A escola do século do 21, como foco no aluno e na aprendizagem, é a grande transformação da educação brasileira”, destacou.

Ela ainda reforçou a importância do componente Mundo do Trabalho na formação do estudante.
“Este é um tema fundamental porque trata das escolhas profissionais, dos propósitos e dos objetivos que os jovens têm para a sua vida. É um processo de descoberta que vai direcionar o futuro, a busca e a realização dos sonhos de cada um deles”, reiterou.

Emílio Munaro, CEO da consultoria Global Me, fez uma reflexão sobre o mundo contemporâneo e abordou o papel da pandemia no processo das mudanças tecnológicas.

“A Covid-19 foi um acelerador do futuro. Um catalisador da mudança de fatos já estavam ocorrendo. O trabalho remoto, a educação híbrida, a educação à distância, a telemedicina e uma série de outras transformações foram ampliadas e aceleradas com a chegada da pandemia”, explicou.

A superintendente do Itaú Educação e Trabalho, Ana Inoue, falou sobre a articulação da educação com o mundo do trabalho e refletiu sobre em qual momento da Educação Básica ocorre este processo.

“Qual o modelo que nós temos vigente no momento? O aluno tem uma formação acadêmica, mas esse aprendizado não se concretiza e não dá condições para que ele saia do Ensino Médio e consiga se inserir no mundo do trabalho. Então, separar a educação da trajetória profissional do aluno é um equívoco. Estas mudanças vão exatamente no sentido aposto desta realidade. A articulação do conhecimento com a formação para o trabalho tem que ocorrer na prática”, enalteceu.

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Mundo do Trabalho no Ensino Médio Gaúcho

Mundo do Trabalho no Ensino Médio Gaúcho Crédito: TV Seduc RS

Ciclo de formação

A Live de formação deu início ao percurso formativo Mundo do Trabalho. A iniciativa do Itaú Educação, em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), ocorre em três blocos de desenvolvimento com uma carga horária total de 10 horas. As inscrições ocorrem entre os dias 3 e 8 de dezembro direto pelo Portal da Educação.

Mundo do Trabalho

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira estabelece que a educação escolar básica e a superior devem vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social. As diferentes formas de produção do conhecimento, assim como os avanços da ciência e da tecnologia, exigem que os estudantes adquiram e desenvolvam habilidades que os preparem para o mundo do trabalho.

Com a reforma do Ensino Médio, instituída pela Lei 13.415/17, a educação profissional e tecnológica passou a integrar a educação básica de nível médio. Isso representa uma etapa de formação do jovem em que ele tem a possibilidade de articular saberes em contextos diversos e de promover aprendizagens que dialoguem com seus interesses, que os estimulem a permanecer na escola, e a seguir apreendendo ao longo da vida para conquistar seus projetos pessoais e profissionais.

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