Líderes estudantis resgatam valores e construindo a cidadania
Publicação:
Reunir os jovens para conversar, criar e recriar, resgatar valores, desenvolver o protagonismo juvenil, rever o papel do Grêmio Estudantil nas escolas, participar de oficinas e confraternizar. Estes são os objetivos do Encontro de Lideranças e Grêmio Estudantil a ser realizado na quarta-feira (21), no Salão Cristo Rei, em Estrela, promovido pela 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).
De acordo com a professora Loraci Maria Birck, coordenadora do Movimento Estudantil na 3ª CRE, o evento servirá para levantar ideias, visando à retomada do papel do Grêmio Estudantil e liderança nas escolas e no meio onde vivem.
Segundo ela esta é a primeira geração inserida no processo de globalização, nunca o jovem esteve tão conectado às redes mundiais. ?Temos que estar abertos para juntos construirmos o novo, orientá-los para usar as mídias no desenvolvimento do protagonismo juvenil, ou seja, participar como ator principal em ações que não dizem respeito somente à sua vida privada, familiar e afetiva, mas também relativos ao bem comum, na escola, na comunidade ou na sociedade mais ampla. Ser fonte de iniciativa, de responsabilidades, agindo, criando, recriando de maneira autônoma?.
A programação inicia-se às 8h, com a abertura oficial a cargo da titular da CRE, Marisa Bastos. A manhã segue com palestras abordando o Protagonismo juvenil, com Bruno Garcias, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Juventude e Cidadania com integrantes do Pacto pelo Rio Grande/Pró-Uni/RS. Após o almoço será apresentada a peça teatral O Enigma das Caixas com os estudantes da Escola Estadual Vidal de Negreiros. Adolescer/desabrochar, Pastoral da Juventude serão os primeiros assuntos da tarde, iniciando as oficinas às 15h15, cada qual tendo duração de 50 minutos.
O encerramento do encontro de formação ocorre às 17h30, após as apresentações e partilhas dos trabalhos.
Encontros de Formação
Este evento pode ser visto como a culminância dos encontros realizados até este ano. Ocorreram sete reuniões regionais de formação com líderes estudantis com a colaboração dos Irmãos Maristas, debatendo assuntos referentes ao papel do líder, sentido da vida, além de buscar a construção e revitalização dos Grêmios Estudantis. O próximo passo será a reformulação dos Estatutos e criação de Grêmios Estudantis nas escolas onde ainda não foi criado, transformando estas agremiações em grupos articuladores, preocupados com o todo da sua comunidade escolar.