Letramento Digital traz dicas de gamificação de práticas pedagógicas
Décima sexta live de capacitação demonstrou como usar a lógica de jogos em atividades educacionais
Publicação:

Iniciando a trilha “Gamificando problemas”, a aula do Letramento Digital desta segunda-feira, 31 de agosto, trouxe dicas de como trazer a lógica dos jogos para atividades pedagógicas. A lição, com o tema “Atividades gamificadas”, foi ministrada por Márcio Machado, especialista e pós-doutor em Inovação.
A aula desta segunda-feira foi a décima sexta da formação e trouxe aos espectadores possibilidades de usar o formato de jogos digitais populares entre estudantes para ensinar alguns conteúdos. A iniciativa integra o conjunto de ações da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) para implantação do modelo híbrido de ensino, que inclui as Aulas Remotas e presenciais, na Rede Estadual.
Letramento Digital - Aula 16 (Atividades Gamificadas)
Letramento Digital - Aula 16 (Atividades Gamificadas) - Prof. Márcio Machado. Links das ferramentas utilizadas e sugeridas nessa aula: http://slides.google.com http://forms.google.com http://mentimeter.com http://kahoot.com http://wordwall.net Crédito: TV Seduc RS
Machado lembrou que jogos como Fortnite, Minecraft, Free Fire e Roblox prendem muito a atenção de crianças e adolescentes e possuem denominadores comuns em seus formatos. Normalmente, têm sistemas de pontuação por atividades executadas, placares, feedbacks imediatos em relação às ações realizadas, níveis de dificuldade (fases), tempo limitado para cada desafio e recompensas pelas vitórias. Os jogos também têm preocupações estéticas e envolvem uma lógica de cooperação, competição, exploração e narração de histórias.
“O jogo parte de um problema e, para solucioná-lo, temos de desenvolver aprendizagens e habilidades que nos estimulam a seguir, para passar de níveis e atingirmos nossos objetivos. Esse processo tem características muito interessantes que podem ser adaptadas para as aulas”, destaca. O professor alerta que gamificação não significa fazer com que as aulas se tornem jogos, e sim usar elementos dos games, separando características deles que podem trazer benefícios para a prática pedagógica.
No período do Letramento Digital, as aulas ao vivo ocorrem nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 14h. Nas terças e quintas às 17h e no sábado às 11h, ocorrem as lives para tirar dúvidas dos educadores. A transmissão ocorre sempre pelo canal do YouTube TV Seduc RS, até o dia 2 de outubro, e todas as aulas ficam gravadas.
Capacitação em Letramento Digital
No decorrer do Letramento Digital estão sendo abordados os seguintes tópicos: Tecnologias Assistivas; Cidadania Digital e Educação Midiática; Modelos de Atividades Remotas; Aulas Remotas com Google Sala de Aula; Atividades Pedagógicas no Ambiente Virtual; Recursos Avançados das Ferramentas Gsuite; Metodologias Ativas na prática; Explorando Tecnologias Educacionais por Área; e Socialização de Práticas Pedagógicas.
Aulas Remotas
Para que todos estejam preparados para as Aulas Remotas, a Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul realiza capacitações para utilização da plataforma Google Sala de Aula com os professores da Rede Estadual de Ensino. A iniciativa compõe o modelo híbrido de ensino, que também compreende as aulas presenciais, sem data de retorno.