Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Letramento Digital aborda uso de ferramentas tecnológicas educacionais na Língua Estrangeira

Plataformas estimulam o hábito do diálogo e proporcionam o aprendizado de novas frases e vocabulários

Publicação:

Encontro desta sexta-feira, 11 de setembro, trouxe dicas ferramentas audiovisuais, plataformas e games com traduções simultâneas
Encontro desta sexta-feira, 11 de setembro, trouxe dicas ferramentas audiovisuais, plataformas e games com traduções simultâneas - Foto: Seduc
Por Diego da Costa

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) promoveu o 20º encontro do período de Letramento Digital das Aulas Remotas. A nova fase, que dá ênfase para o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) educacionais, abordou, nesta sexta-feira, 11 de setembro, os recursos para as disciplinas de Língua Estrangeira.

A palestra, que foi ministrada por Márcio Machado, especialista e pós-doutor em Inovação; e pela diretora do Departamento Pedagógico da Seduc, Letícia Grigoletto; trouxe dicas de ferramentas audiovisuais, plataformas e games com traduções simultâneas e interativas para alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Durante o evento, foram abordas ferramentas como o Google Tradutor, Duolingo, Bussu, NOAS, Fun English Games for Kids, Enjoy Learning Languages, Learning English Teens, Word Wall Games, Wheel of Names, Spelling Bee English Game, Free Online Reading Games e Memrise.

“Temos diversos recursos pedagógicos que qualificam o engajamento do estudante. Os filmes estrangeiros, os games e os softwares educacionais estimulam e habituam o aluno a praticar o diálogo na Língua Estrangeira”, destaca Márcio Machado.

Para a diretora do Departamento Pedagógico, Letícia Grigoletto, o período de pandemia é um momento desafiador e, ao mesmo tempo, uma oportunidade para o aprimoramento de novas habilidades. “Trazer a tecnologia educacional para a prática pedagógica é uma forma de qualificar e inovar a abordagem dos componentes curriculares. Estes elementos trazem novas possibilidades de frases, vocabulários e aprendizado”, explica.

00:00:00/00:00:00

Letramento Digital - Aula 20 (TICs Educacionais - Língua Estrangeira)

Letramento Digital - Aula 20 (TICs Educacionais - Recursos para Língua Estrangeira) - Prof. Márcio Machado. Link para atestado dessa aula: http://gg.gg/atestado-aula20 Link para formulário de Tira Dúvidas (até às 22h): http://gg.gg/tira-duvidas-au Crédito: TV Seduc RS

No período do Letramento Digital, as aulas ao vivo ocorrem nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 14h. Nas terças e quintas às 17h e no sábado às 11h, ocorrem as lives para tirar dúvidas dos educadores. A transmissão ocorre sempre pelo canal do YouTube TV Seduc RS, até o dia 2 de outubro, e todas as aulas ficam gravadas.

Capacitação em Letramento Digital

No decorrer do Letramento Digital estão sendo abordados os seguintes tópicos: Tecnologias Assistivas; Cidadania Digital e Educação Midiática; Modelos de Atividades Remotas; Aulas Remotas com Google Sala de Aula; Atividades Pedagógicas no Ambiente Virtual; Recursos Avançados das Ferramentas Gsuite; Metodologias Ativas na prática; Explorando Tecnologias Educacionais por Área; e Socialização de Práticas Pedagógicas.

Aulas Remotas

Para que todos estejam preparados para as Aulas Remotas, a Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul realiza capacitações para utilização da plataforma Google Sala de Aula com os professores da Rede Estadual de Ensino. A iniciativa compõe o modelo híbrido de ensino, que também compreende as aulas presenciais, sem data de retorno.

 

 

Secretaria da Educação