Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Instituto de Educação Flores da Cunha comemora aniversário de 150 anos

Sessão solene marcada para às 16h irá reunir ex-alunos e autoridades nesta sexta-feira, 5 de abril

Publicação:

Atualmente, com 1.400 estudantes, Instituto é também o estabelecimento mais antigo de formação de professores do País
Atualmente, com 1.400 estudantes, Instituto é também o estabelecimento mais antigo de formação de professores do País - Foto: Wagner Innocencio- Instituto Estadual de Educação Flores da Cunha
Por Diego da Costa

O Instituto Estadual de Educação Flores da Cunha, uma das mais tradicionais escolas do Rio Grande do Sul, que já teve, entre seus estudantes, personalidades históricas como Elis Regina, Demétrio Ribeiro e Inácio Montanha, está comemorando o seu aniversário de 150 anos. Para celebrar a data, ocorre nesta sexta-feira, 5 de abril, uma sessão solene com a participação de ex-alunos e autoridades, a partir das 16h no Auditório do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS). O secretário estadual de Educação, Faisal Karam, a secretária-adjunta de Educação, Ivana Flores, e a coordenadora da Divisão Porto Alegre (DPA), Sandra Mauat, participam da celebração. Na oportunidade, ocorrerá também uma apresentação do Coral das ex-alunas do Instituto de Educação. Atualmente com 1.400 estudantes, o Instituto é o estabelecimento mais antigo de formação de professores do País.

Conforme o diretor, Wagner Cardoso, comemorar a história do Instituto de Educação Flores da Cunha significa acreditar na esperança do ensino público de qualidade. “A nossa escola é uma tradição para muitas gerações e continua sendo uma referência em educação. Teremos muitos ex-alunos e educadores nesta linda festa do nosso colégio”, destaca.

Saiba mais

O Instituto de Educação de Porto Alegre, criado em 5 de março de 1869, recebeu o nome em homenagem ao governador do Rio Grande do Sul e general do exército brasileiro, José Antônio Flores da Cunha, natural de Santana do Livramento. Até a década de 1930 funcionou num edifício na esquina das ruas Marechal Floriano e Duque de Caxias. Depois, foi determinada a construção de uma sede nova, na Avenida Osvaldo Aranha.  Um decreto de 9 de janeiro de 1939 conferiu-lhe a presente denominação. O prédio foi tombado pelo município de Porto Alegre em 1997.

 

Secretaria da Educação