Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

II Mostra Tecnológica de Inovação da Educação Profissional reúne trabalhos de todo o RS

Empreendedorismo, criatividade e protagonismo dos estudantes ganham destaque em evento tecnológico

Publicação:

Evento da Mostra Tecnologica 2
15162420-evento-da-mostra-tecnologica-2.jpeg - Foto: Henrique Leite / Ascom Seduc

Para estimular a criatividade, o empreendedorismo e o protagonismo juvenil dos estudantes da rede estadual, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), por meio da Superintendência da Educação Profissional do Estado (Suepro), promoveu, entre os dias 13 e 14 de setembro, a II Mostra Tecnológica de Inovação da Educação Profissional. O evento, ocorrido na sede do Instituto Caldeira, reuniu projetos inovadores que envolvem a economia criativa e a tecnologia para o mundo do trabalho. Foram mais de 50 projetos apresentados com a presença cerca de 100 alunos e 48 professores de todas as regiões do Estado.

Conforme a secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, a iniciativa busca tornar o ensino mais dinâmico e interativo agregando a tecnologia ao processo ensino-aprendizagem.

“Queremos aprimorar as competências cognitivas e socioemocionais dos estudantes por meio de práticas pedagógicas inovadoras que estimulam o desenvolvimento integral do aluno. A busca por
soluções e estratégias ligadas ao mundo do trabalho cria novas oportunidades”, destaca.

Projetos de sustentabilidade são destaque na Mostra

Os estudantes Henrique e Victor, da Escola Estadual de Ensino Profissional de Carazinho (EEProcar), apresentaram um mecanismo para proteger as colmeias de abelhas apis do ataque de formigas. Eles demonstram, com fotos de um caso prático, que a técnica consiste na utilização de óleo saturado na base da colmeia, impedindo o avanço das formigas.

"Só para relembrar que o óleo saturado não tem nenhum custo. É totalmente reutilizável e também não faz mal ao meio ambiente. Além disso, não tem perigo de pegar chuva ou água, porque fica embaixo”, conta Victor.

A sustentabilidade é uma marca de vários dos projetos apresentados. As estudantes Heloise e Isabela, da Escola Estadual Padre Colbachini, de Nova Bassano, desenvolveram o conceito de uma tinta sustentável. A matéria-prima é o isopor, derretido e acrescido de elementos para adquirir consistência.

“A nossa tinta tem como principal objetivo não prejudicar o meio-ambiente, mas, também, em relação à tinta comercial, tem um melhor custo-benefício e não agride a saúde”, explica Isabela.

Confira, abaixo, uma galeria de imagens do evento:


Secretaria da Educação