HackaTchê Robotics 2025: Inscrições abertas para estudantes da Rede Estadual competirem em desafio de robótica
Publicação:

A Secretaria da Educação (Seduc) está com inscrições abertas para a segunda edição do HackaTchê Robotics, competição da Rede Estadual que estimula a criatividade, o trabalho em equipe e a inovação por meio de desafios envolvendo a robótica educacional. As equipes interessadas têm até o dia 24 de abril para se inscrever gratuitamente, acessando um formulário online.
Podem participar estudantes regularmente matriculados nas escolas estaduais e que estejam cursando os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Cada equipe deve ser formada por exatamente três alunos, sendo um deles indicado como líder, responsável pela comunicação oficial com a organização da disputa. No momento da inscrição, é necessária a inclusão de um professor ou servidor da escola como acompanhante, que não poderá interferir diretamente nas tarefas durante a competição.
Além de preencher o formulário com os dados completos, as equipes devem enviar um vídeo de até dois minutos, apresentando o projeto de robótica desenvolvido na escola. Também é possível destacar o histórico do grupo, participações em outras competições e demais informações.
A análise dos projetos ocorrerá em duas etapas. Primeiro, as próprias escolas serão responsáveis por registrar a inscrição de um único grupo, escolhendo a equipe que irá representá-las. Depois, na fase seguinte, uma Comissão Avaliadora, composta por especialista da Seduc, definirá os cinco finalistas, que participarão da última etapa.
Durante todo o processo de seleção, os projetos serão avaliados com base no histórico da equipe, na clareza e originalidade na apresentação, nos benefícios gerados dentro e fora da escola e no uso criativo e diferenciado da robótica.
A final acontecerá em uma arena específica para a disputa, sendo que as cinco equipes terão que construir e programar um robô usando apenas os componentes do kit entregue no dia 6 de maio. Cada grupo terá ainda 10 minutos para testes e três tentativas para realizar as tarefas. A pior pontuação, contudo, será descartada.
Além disso, no evento, as equipes devem apresentar um material teórico para uma banca avaliadora, com duração de três a cinco minutos, podendo utilizar recursos digitais (slides, vídeos) ou físicos (cartazes, banners). Por fim, os grupos precisam entregar um material de estudo, detalhando as soluções trabalhadas com a robôtica desde o dia da entrega dos kits até a data da competição final em Gramado.
As três equipes com as melhores pontuações serão premiadas, com detalhes dos prêmios a serem divulgados nos próximos dias no site da Seduc.
Mais informações podem ser obtidas no edital ou no site Portal da Educação RS.
Cronograma completo
De 04 a 24 de abril - Período de inscrições
6 de maio - Divulgação dos cinco finalistas e entrega dos kits de robótica
4 a 6 de junho - Competição no Gramado Summit