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Grabowski: trabalho como principio educativo é formação integral, não profissionalização

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Ensino Médio
Em entrevista exclusiva ao site da Secretaria de Estado da Educação, o professor da Feevale Gabriel Grabowski defende a necessidade de mudança na educação: ?O Ensino Médio precisa ser reestruturado no Brasil e no Rio Grande do Sul porque não está conseguindo motivar os jovens para estudar, pois está com qualidade questionável e descolado da vida dos que o frequentam ou deveriam estar frequentando?. O professor defende a necessidade de mudanças nas escolas e de reestruturação da proposta político-pedagógica numa nova perspectiva, em que ?o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura sejam os elementos estruturantes e fundantes na formação dos jovens?. Grabowski rebate as críticas de que um currículo estruturado a partir das áreas do conhecimento, com formação geral e diversificada e que aproxima o jovem do mundo do trabalho, visa à preparação de mão de obra barata para o mercado de trabalho: ?Tomar o trabalho como principio educativo não é formar mão de obra. É partir de um elemento constitutivo da vida e da existência humana para, a partir dele, educar e formar. Trabalho como principio educativo é formação integral, não parcial e não é profissionalização. Quem interpreta assim está distorcendo ou desconhece a literatura sobre o tema?, conclui o professor. O pesquisador defende que a mudança seja discutida e que responda aos anseios dos jovens: ?Nós educadores precisamos sustentar uma proposta com excelência acadêmica, científica, humana e socialmente justa, que afirme à cidadania plena e desenvolva a autonomia intelectual, ética, política e social dos estudantes?. Por fim, Grabowski explica que a educação de qualidade ajuda no desenvolvimento do Estado: ?Um projeto de desenvolvimento pressupõe educação e esta contribui para que o desenvolvimento seja integral e para todos?.
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