Governo celebra conquistas da Rede Estadual de educação em cerimônia dos Destaques do Ano 2024
Cerimônia também destacou servidores pelo trabalho durante as enchentes
Publicação:
Em uma noite repleta de homenagens para reconhecer o esforço e a dedicação de estudantes, professores e servidores da Rede Estadual, a Secretaria da Educação (Seduc) organizou e promoveu, na segunda-feira (9/12), a cerimônia de Destaques do Ano 2024. A celebração ocorreu na casa da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), em Porto Alegre, onde o espaço foi preparado com tapete vermelho, troféus e música para celebrar as conquistas acadêmicas, esportivas e as ações transformadoras diante de um ano marcado pelos desafios das enchentes de maio.
O evento contou com a presença de representantes de universidades do Rio Grande do Sul, do Ministério Público, de entidades e instituições parceiras da educação e de secretários de Estado, além dos coordenadores regionais de educação e de lideranças da Seduc.
Com o auditório lotado e a recepção musical da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, a plateia aplaudiu a entrada dos 50 homenageados, que representaram diferentes áreas de atuação em diversas regiões do Estado, simbolizando a capacidade de superação.
Após a apresentação da retrospectiva do ano letivo, a secretária da Educação, Raquel Teixeira, parabenizou o empenho coletivo da Rede Estadual. “Apesar de todas as adversidades, temos muito a comemorar. Conseguimos superar as adversidades da catástrofe meteorológica e reconstruir”, recordou. “Os estudantes e professores homenageados aproveitaram as oportunidades que o sistema educacional oferece, com viagens financiadas, intercâmbios e projetos como o HackaTchê. Descobrimos talentos e propiciamos a possibilidade de trocas, de expansão e de crescimento em todas as áreas.”
A festa de premiação foi dividida por categorias, começando pelo “Sucesso Estudantil”, que reconheceu os alunos que se destacaram em competições regionais, nacionais e internacionais. Em seguida, foram premiados os estudantes que se distinguiram com iniciativas de transformação social, com o “Protagonismo Jovem”.
A cerimônia também homenageou os jovens talentos do esporte, com o “Sucesso Esportivo”, e o engajamento digital, com a categoria “Destaques nas Redes Sociais”, que valorizou a participação das campanhas de divulgação da Seduc.
Entre as homenagens, houve ainda momentos de reflexão sobre a força para superar os danos das enchentes. Foram 1.106 escolas estaduais afetadas, 611 danificadas e mais de 600 mil estudantes afetados.
Por isso, representando os gestores da Rede Estadual, Valéria Severo Machado, diretora da Escola Alvarenga Peixoto, de Porto Alegre, na Ilha dos Marinheiros, subiu ao palco para agradecer a união de esforços da Seduc e da comunidade escolar. “Foi o oxigênio que precisávamos para devolver a cor, a vida, a esperança e o sorriso aos alunos e às escolas”, ressaltou.
O chefe de Divisão da Divisão de Desenvolvimento Profissional, Edson Fabrício Dias, compartilhou a experiência de ter sido afetado diretamente pelas enchentes e enfatizou a rede de solidariedade que uniu os trabalhos da Seduc. “Muitas pessoas foram afetadas, e minha fala é sobre reconhecimento e gratidão. Agradeço muito aos servidores e voluntários que trabalharam incansavelmente na linha de frente”, ressaltou.
Agradecimentos especiais também foram feitos para a Secretaria de Obras Públicas (SOP), que coordenou, com a Seduc, a recuperação da infraestrutura nas escolas mais atingidas. A secretária de Obras Públicas, Izabel Matte, recebeu um reconhecimento pelo papel desempenhado na liderança para avaliar os estragos causados e coordenar a limpeza das instituições de ensino.
Autoridades da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) foram homenageadas por cederem espaços para abrigar a equipe da Seduc durante os meses críticos.
Em um segundo momento da cerimônia, os troféus de premiação foram entregues aos professores e gestores, em categorias como “Destaque Nacional”, “Educação Antirracista”, “Atendimento Especilizado”, “Alfabetização”, “Mentores Pedagógicos”, “Engajamento Enem” e “Desempenho no IDEB”.
Os prêmios valorizaram as boas práticas pedagógicas e as iniciativas que promovem a equidade no ensino, além de destacar as escolas que alcançaram as melhores notas nas avaliações educacionais e a mobilização para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em 2024, o Rio Grande do Sul alcançou o recorde histórico de inscrições de estudantes da Rede Estadual.
A secretária-adjunta da Educação, Stefanie Eskereski, reforçou, ao final da cerimônia, o comprometimento de toda a comunidade escolar, reafirmando que a educação é um processo coletivo, de união de esforços.
“Queríamos garantir que a Rede Estadual estivesse bem, acolhida e com boas condições de trabalho. Fizemos tudo o que pudemos, e foi por meio do esforço e engajamento de todos que conseguimos entregar resultados”, ressaltou Stefanie.
Lista dos homenageados
Sucesso Estudantil
- Julien Ellen Marschner - estudante da Escola Fernando Ferrari, em Campo Bom. Selecionada para o Honeywell Camp, nos EUA, para atividades em ciências e tecnologia.
- Eduarda Merlini, Bruna Bocchi Portella e Heloísa Salvi - estudantes da Escola Elisa Tramontina, em Carlos Barbosa. Vencedoras do Hackatchê no South Summit, com o projeto da equipe Alphabetizando.
- Caroline Colares, Ana Luiza Barnaske Lima e Nathale Oliveira Silva - estudantes do Colégio Estadual Érico Veríssimo, em Alvorada. Campeãs na maratona de inovação Hackatchê na Expofavela RS, com o projeto da equipe Bem Cuidado.
- Júlia da Silva Fernandes, Natiele Chartanovicz e Rafaela Biehl Tech - estudantes da Escola Técnica Frederico Guilherme Schmidt, em São Leopoldo. Criaram um dispositivo de alerta para deslizamentos de solo em locais de vulnerabilidade social e foram campeãs no projeto Gurias na Inovação.
Protagonismo Jovem
- Andriely Camargo - estudante da Escola Castelo Branco, em Salto do Jacuí. Eleita Jovem Senadora de 2024, representando o RS em Brasília durante atividades parlamentares com estudantes de todo o Brasil.
- Gustavo Garcia - estudante do Instituto Estadual Patrício Vieira Rodrigues, em Tapes. Autor do livro Curiosidades de Gustavo e participante do programa Pequenos Gênios.
- Erick Carvalho Vasconcellos e Bianca Rodrigues de Oliveira - estudantes da Escola Profª. Margot Giacomazzi. de Canoas, representaram os 120 membros do Conselho de Participação Estudantil, iniciativa lançada pela Seduc em 2024.
- Vitor Godinho e Iuri Ramos - estudantes da Escola Dr. Sidney Guerra, em Erechim. Destaques em ações de acolhimento para novos estudantes no Ensino Médio em Tempo Integral.
Sucesso Esportivo
- Giovanna Dienstmann - estudante da Escola Almirante Bacelar, em Porto Alegre. Campeã brasileira e campeã da Copa do Brasil de taekwondo de 2024, além de vice-campeã mundial escolar em 2023.
- João Pedro Petry - estudante da Escola Guararapes, em Arroio do Meio. Campeão de ciclismo nos Jogos da Juventude.
- Kauane Carlot - estudante da Escola Aldo Conte, em Sarandi. Campeã no arremesso de peso nos Jogos Escolares do RS e participante dos Jogos da Juventude, em João Pessoa, na Paraíba.
- Júlia Brandão de Lima - paratleta da Escola Instituto Estadual de Educação, em Sapiranga. Campeã no atletismo nos Jogos Escolares do RS.
- Vitor Souza Pinheiro - estudante da Escola Américo Braga, de Eldorado do Sul. Campeão da primeira edição do e-JERGS, os jogos eletrônicos da Seduc.
Destaques nas Redes Sociais
- Gustavo Borges da Rosa - estudante da Escola Japão, em Porto Alegre. Participou de campanhas de comunicação da Seduc, incluindo a campanha de uniformes escolares.
Destaque Nacional
- Josieli Tonin Pagliosa - professora da Escola Estadual Normal José Bonifácio, em Erechim. Medalhista de ouro na Olimpíada Brasileira de Professores de Matemática.
Educação Antirracista
- Mariett Luiza Martins Cabral - diretora da Escola Protásio Alves, em Porto Alegre. Primeira diretora negra da instituição e liderança em ações antirracistas.
- Silvia Mariano - professora do Colégio Estadual Cecília Meireles, em Viamão. Desenvolve atividades culturais afro-brasileiras em sua escola durante todo ano, com feiras, teatro e atividades de expressão cultural.
- Geneci Ávila - professora da Escola Ondina Cunha, em Pelotas. Criadora do projeto De 20 em 20: Contando a Nossa História, promovendo cultura afro-brasileira a cada 20 dias.
Atendimento Especializado
- Cláudia Magnus Fialho - professora da Escola Lilian Mazeron, em Porto Alegre. Destaque no Atendimento Educacional Especializado.
- Márcia Andrea de Araújo - professora da Escola Willy Carlos Frolich, em Santa Cruz do Sul. Atua no Atendimento Educacional Especializado.
- Aline Miguela Barcelos Teles - assessora de Educação Especial da 15ª Coordenadoria Regional de Educação.
Alfabetização
- Ana Bullé e Simone Silveira - professoras da Escola Dionísio Lothário Chassot, em Tapera. Escola com 90% de fluência leitora.
- Edione Onira - diretora da Escola Professora Adelina Zanchi, em Faxinal do Soturno. A instituição alcançou mais de 80% de fluência leitora.
- Cláudia Neumann - diretora da Escola Cônego Albino Juchem, em Venâncio Aires. Escola com mais de 70% de fluência leitora.
Mentores Pedagógicos
- Marilene da Cunha Ribeiro - mentora pedagógica da 10ª Coordenadoria Regional de Educação, em Uruguaiana.
- Neida Carina Jardim Villanova - mentora pedagógica da 12ª Coordenadoria Regional de Educação, em Guaíba.
- Jaqueline Lúcia Gugel - mentora pedagógica da 15ª Coordenadoria Regional de Educação, em Erechim.
Engajamento Enem
- Lucas Domingues e Giovani Primer - professores da Escola Marechal Rondon, em Uruguaiana.
- Fernanda Dellinghausen - professora do Colégio Estadual Augusto Meyer, em Canoas. Criadora do projeto “Meyer é Mil”, focado na preparação dos estudantes para o Enem ao longo do ano.
- Vanessa Carpes Trindade - professora da Escola Marques de Caravelas, em Carazinho. Conseguiu 100% de inscrições no Enem.
Desempenho no Ideb
- Heloisa Paganini Citron do Amarante - diretora da Escola Carlos Fetter, em Farroupilha. Destaque nos anos iniciais.
- Cecília Romitti - diretora da Escola Afonso Pena, em Frederico Westphalen. Destaque nos anos finais.
- Ilda Coleraus Gengnagel - diretora da Escola São Pio X, em Farroupilha. Destaque no Ensino Médio.
- Magda Lucrécia da Paz - diretora da Escola João Borges Fortes, em São Leopoldo. Melhor evolução nos anos iniciais.
- Mônica Pivatto - diretora da Escola Visconde de Mauá, em Butiá. Melhor evolução nos anos finais.
- Liberato Perin - diretor da Escola Inglês de Souza, em Charrua. Melhor evolução no Ensino Médio.