Formação para professores da Educação Especial aborda comunicação alternativa e ampliada para qualificação pedagógica
Evento desta segunda-feira (23) destacou o uso de recursos digitais e ferramentas tecnológicas no processo de educação inclusiva
Publicação:

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc), por meio do Departamento Pedagógico, promoveu nesta segunda-feira, 23 de novembro, o primeiro encontro da “Formação para Professores nas Áreas Específicas da Educação Especial”. O evento, que segue até quinta-feira, 26 de novembro, é transmitido sempre às 10h pelo canal do Youtube TV Seduc RS e pela página da Seduc no Facebook.
Mediado pela diretora do Departamento Pedagógico, Letícia Grigoletto, o evento traz a presença do pedagogo, intérprete de Libras e professor de Tecnologias Educacionais Assistivas, Douglas Francisco de Mello Neves.
Conhecido como Doug Alvoroçado, o docente iniciou os trabalhos falando sobre Comunicação Alternativa e Ampliada, enfatizando o uso de recursos digitais e ferramentas tecnológicas no processo de educação inclusiva em sala de aula.
“Temos diversos aplicativos, softwares e jogos interativos que vão além da modalidade oral de comunicação. O uso de gestos, língua de sinais, pranchas de alfabeto, símbolos pictográficos, sistemas sofisticados de computador com voz sintetizadas, entre outros, são exemplos de alternativas para manter elos comunicativos e estabelecer trocas sociais”, destacou Doug.
Ainda, de acordo com ele, o estímulo visual, a digitação por voz e as associações de imagens com a palavras contribuem não só para a eficiência na comunicação, mas também na melhoria do vocabulário do aluno e do seu aprendizado como um todo. “A abordagem pedagógica com cada estudante, conforme a sua necessidade, tem estratégias próprias de aprendizado. Tanto para o ensino remoto, como para o ensino presencial”, reiterou.
A diretora do Departamento Pedagógico, Letícia Grigoletto, ressaltou a importância das diferentes abordagens da Educação Especial no Modelo Híbrido de Ensino. “Temos tido, desde o início da pandemia, uma série de desafios educacionais. Tenho certeza que todas estas ideias trazidas pelo Doug serão de grande valia para a Rede Estadual de Ensino e para os colegas das redes municipais e escolas privadas. Esse conhecimento tão rico e tão valoroso, sobre os estudantes da Educação Especial, merece ser compartilhado”, enalteceu.
Formação para Professores da Educação Especial
Formação para Professores da Educação Especial Crédito: TV Seduc RS
Douglas Francisco de Mello Neves
Douglas é pedagogo; professor de Tecnologias Educacionais Assistivas – TICs e Mídias Digitais; mestre em Educação Básica PPGEB/UERJ; pós-graduando em Atendimento Educacional Especializado; além de tradutor e intérprete de Libras.
Confira a programação
24/11 - Tecnologia Assistiva e Acessível
25/11 - Plataformas digitais para o Letramento
26/11 - Ferramentas de suporte para a Educação Especial