Formação de professores é tema de reunião com o MEC
Publicação:

A reunião do Fórum Permanente de Educação, realizada na manhã desta sexta-feira (13), na sede do Conselho Estadual de Educação, contou com a participação do Diretor de Educação Básica Presencial da CAPES, professor João Carlos Teatini. O representante da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação anunciou que até 2014 o MEC pretende disponibilizar 100 mil bolsas para alunos dos cursos de licenciatura, através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid); em 2011 o programa atenderá 28 mil bolsistas. Com esta iniciativa o MEC pretende suprir a demanda de formação de novos professores, visto que cerca de 100 mil docentes deixam a sala de aula todos os anos.
A reunião, coordenada pelo Assessor Técnico da Seduc, José Thadeu Rodrigues de Almeida, que representou o secretário da educação. Prof. Dr. José Clóvis de Azevedo, também, aprovou a criação do Pólo Regional de Gramado da Universidade Aberta do Brasil, que proporciona formação para os professores da rede pública. O pólo oferecerá o curso de música, que será ministrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Durante o encontro o professor Teatini esclareceu dúvidas dos participantes do fórum, que reúne instituições de ensino superior, públicas e comunitárias (integrantes do Consórcio de Universidades Comunitárias do Rio Grande do Sul). Entre os temas debatidos está a possibilidade de inclusão, em turmas regulares, de professores inscritos na Plataforma Freire, desde que justificada a impossibilidade de formação de turmas específicas para docentes (padrão da Plataforma Freire) e assegurada à compatibilidade de horário com a jornada de trabalho dos inscritos.
Boas práticas
Foi relatada a experiência do curso de pedagogia para professores, desenvolvido pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O curso, com duração de quatro anos e meio, esta em fase de conclusão e teve apenas 12 % de evasão, índice considerado ótimo pelo representante da CAPES. Segundo a professora Marie Jane Carvalho, da UFRGS, o curso foi realizado levando em consideração a disponibilidade de tempo dos participantes.