Formação de mentores do Jovem de Futuro acontece entre os dias 9 e 11 de setembro
Cultura do Registro e acompanhamento do Plano de Ação marcaram as atividades do 1º dia de evento
Publicação:

Entre os dias 9 e 11 de setembro, 190 mentores pedagógicos de 20 Coordenadorias Regionais de Educação (CRES) passarão por formação do programa Jovem de Futuro. O evento faz parte da parceria entre a Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul e o Instituto Unibanco e acontece em Bento Gonçalves, no Hotel Dall’Onder. Além dos mentores, membros das subsecretarias de Desenvolvimento da Educação e Governança e Gestão da Rede Escolar, representantes da implementação do programa do Instituto Unibanco e seis formadores compõem a equipe presente.
Esta nova etapa da ação sinaliza o começo do 2º ciclo de formações. Os primeiros passos da implementação foram dados entre fevereiro e agosto deste ano. De acordo com o formador da Sincroniza, empresa parceira do Instituto Unibanco, o momento é de conduzir o aprendizado que ocorreu até o momento. “Agora, estamos direcionando essa construção que aconteceu para essa nova mudança de ciclo, que vai seguir de agosto até o final do ano. Então, o pessoal tem chegado motivado para compartilhar experiências”. Os ciclos formativos englobam todas as etapas que compõem o Circuito de Gestão (CdG): Planejamento, Execução e monitoramento, Avaliação de resultados, Correção de rotas e Compartilhamento de experiências.
Suerda Nascimento, gestora de implementação de programas e projetos do Instituto Unibanco, explica que, entre as pauta que serão trabalhadas, ao longo dos três dias de evento, estão as avaliações externas e devolutivas pedagógicas: “Vamos trabalhar todo o processo de planejamento que foi feito junto à rede, junto às escolas e como isso está reverberando de fato. A gente espera que essa formação venha a fomentar, realmente, uma ação de rede em prol de uma educação melhor para todos os estudantes gaúchos”, conclui.
A formação continua nesta terça-feira, 10 de setembro, quando serão abordadas as Avaliações Educacionais e de Resultados. “Esse é um momento importante de olhar o planejamento que foi realizado até agora, corrigir rotas, analisar os resultados e repensar o 2º semestre. É um momento de amadurecimento do programa. A Secretaria da Educação está muito empenhada na melhoria dos índices das escolas de Ensino Médio e o apoio das mentorias tem sido fundamental neste processo”, enfatiza a diretora na Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação na Secretaria de Educação, Sherol dos Santos.
Sobre o Jovem de Futuro
O Jovem de Futuro se estrutura com ações em cinco eixos: governança, assessoria técnica, formação, mobilização e gestão do conhecimento. O projeto é fruto de uma parceria com o Instituto Unibanco e enfatiza uma metodologia e ferramentas de gestão escolar para a rede a fim de garantir a aprendizagem e reduzir as desigualdades entre os alunos no ensino médio. 696 escolas gaúchas de 20 coordenadorias regionais da educação participam do programa, criado em 2008 e presente em 11 unidades da federação.