Festival de Vídeo Estudantil e Mostra de Cinema de Guaíba tem inscrições abertas até setembro
Publicação:

Referência e pioneiro no Brasil na produção audiovisual nas escolas e na formação de professores, a décima edição do Festival de Vídeo Estudantil e Mostra de Cinema de Guaíba tem inscrições até o dia 8 de setembro. O evento que abre espaço para produções de escolas de todo o Brasil nas categorias de propaganda, ficção e documentário acontece de 20 a 30 de novembro de 2014. Os trabalhos nas categorias de documentários de e ficção podem ter até 15 minutos e a propaganda 1,5 minutos. Podem ainda inscrever-se trabalhos de cineastas profissionais com curtas ou longas metragens. Além das mostras estudantis, durante a semana do festival, abre espaço para mostras de longas, curtas, palestras e oficinas. Regulamento e maiores informações no site www.festvideoguaíba.com.br.
Guaíba, a cidade Berço da Revolução Farroupilha vem se consolidando também como o berço de novos cineastas pelo fato de abrir espaço ao talento de alunos do ensino fundamental e médio e estimular os jovens a não apenas a verem cinema, mas a fazerem cinema desde cedo e a compreenderem a linguagem audiovisual. Nos últimos anos, o Festival de Vídeo Estudantil e Mostra de Cinema de Guaíba tem recebido em média 300 trabalhos de todo o Brasil e até do Exterior. Os destaques de cada mostra recebendo troféu Gomezito, alusivo ao herói farroupilha Gomes Jardim que é patrono do Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim que criou o festival em 2002 e lembra o Cipreste, a árvore símbolo de Guaíba e patrimônio histórico do Estado.
Guaíba com 96 mil moradores e que há mais três décadas não conta com uma sala de cinema, tem no festival uma das principais opções de cinema na cidade. Além de toda programação ser gratuita as escolas mais distantes e carentes tem transporte gratuito oferecido pelo festival.
O evento ocorre em novembro, mas as escolas de Guaíba e região estão movimentando-se com oficinas e mostras, preparando o evento. Neste ano, a novidade são três categorias locais, para produções de curtas que abordem os temas : ambiente, trânsito e prevenção a DST/Aids.
CURIOSIDADES DO EVENTO
-O Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim promoveu em 2002 o 1º Festival de Vídeo e Mostra de Cinema. A ideia surgiu a partir das aulas de Artes, com o professor Valmir Michelon. No final da década de 90, um dos conteúdos inseridos na disciplina foi o cinema.
Além de conhecerem a história da Sétima Arte, de assistir filmes, como "Cinema Paradiso", de Giuseppe Tornatore, "Em Busca do Ouro", filmes de Charles Chaplin, entre outros, os alunos aprendiam a planejar um filme, a elaborar roteiros. O primeiro vídeo, realizado pelos alunos dentro da disciplina de artes, resgatou a história do cinema da cidade que encerrou suas atividades na década de 70.
Assim em 2002, mesmo sem recursos, a ideia do Festival saiu do papel e foi colocada em prática. Além de Vídeos feitos na disciplina de Artes, surgem produções em outras disciplinas, como em Biologia, Filosofia e Administração (com propagandas). A primeira edição abriu espaço para trabalhos realizados por estudantes da escola, nas categorias de documentário, ficção e propaganda e a partir do segundo ano da cidade e do Estado.