Fecitep encerra com visita da secretária da Educação e premiação de projetos
Publicação:

A 2ª Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Profissional (Fecitep), promovida pela Superintendência de Educação Profissional (Suepro), terminou neste sábado, 25, no Colégio Ulbra Cristo Redentor, em Canoas. Desde quinta-feira, 23, foram expostos 96 trabalhos, sendo 47 elaborados por estudantes de instituições de ensino da rede estadual, 34 de escolas particulares, 13 da rede federal, e dois da rede municipal.
A Fecitep tem como objetivo integrar as diferentes redes de escolas de Educação Profissional do Estado a partir do incentivo a alunos e professores na promoção de projetos de pesquisa científica e tecnológica.
A secretária estadual da Educação, Mariza Abreu, visitou a feira no sábado de manhã. ?Nosso maior objetivo é dar visibilidade aos trabalhos das escolas profissionais de todo o Estado e estimular o desenvolvimento de mais projetos deste tipo? afirmou.
As premiações da 2ª Fecitep foram realizadas na tarde de sábado e foram divididas em 14 destaques por área de conhecimento, cinco destaques especiais e a premiação geral do primeiro ao quinto lugar. O projeto vencedor desta edição foi Gerenciamento de Energia Elétrica nas Escolas Públicas Estaduais, da área da Indústria, do C.E. Haidée Tedesco Reali, em Erechim, pertencente à 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).
Abaixo segue a lista completa dos projetos que receberam destaque nesta 2ª Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Profissional (Fecitep):
Classificação geral
1º lugar - Gerenciamento de Energia Elétrica nas Escolas Públicas Estaduais, área Indústria, do C.E. Haidée Tedesco Reali, em Erechim (15ª CRE).
2º lugar - Citronela (Cymbopogom winterianus): um aliado natural no controle da dengue, área Agropecuária, da E.E.T. Celeste Gobbato, em Palmeira das Missões (20ª CRE).
3º lugar - Reutilização de Poliuretano na fabricação de tijolos, área Química, do Colégio Ulbra Cristo Redentor, em Canos (27ª CRE).
4º lugar - Sucata Eletrônica como fonte de renda e matéria prima, área Meio Ambiente, do Colégio Teutônia, da rede Sinodal, em Teutônia (3ª CRE).
5º lugar - A reciclagem e a reutilização é nossa melhor opção, área Meio Ambiente, da E.E.T.A. Guaporé, em Guaporé (7ª CRE).
Destaques especiais
Criatividade - Projeto estruturante para o RGS - agroenergia - biodisel e álcool: Ações de pesquisa para a produção de álcool a partir da mandioca, área Agropecuária, da E.T. da UFRGS, em Porto Alegre (1ª CRE).
Inovação - Reutilização da argila de clarificação de óleos e gorduras proveniente de uma indústria de produtos de higiene pessoal, área Química, do Colégio Ulbra Cristo Redentor, em Canoas (27ª CRE).
Relevância Social - Automação como suporte para a terceira idade, área Indústria, do Colégio Ulbra Cristo Redentor, em Canoas (27ª CRE).
Contribuição à Ciência - A cinza vegetal de madeira de eucalipto como fonte de corretivos e nutrientes na cultura da camomila, área Agropecuária, da E.E.T. Guaramano, em Guarani das Missões (14ª CRE).
Contribuição ao Meio Ambiente - O uso de parasitóides de ovos no controle biológico dos percevejos da soja, área Meio Ambiente, da E.E.T. Celeste Gobbato, em Palmeira da Missões (20ª CRE).
Destaques por área do conhecimento
Agropecuária - Irrigação da alface: água tratada ou natural?, da E.E.E.M. Ildefonso Simões Lopes, em Osório (11ª CRE).
Comércio - Cidadania consciente: uma proposta economicamente viável para as empresas e consumidores dentro do conceito da responsabilidade social, do I.E.E. Erico Veríssimo, em Três Passos (21ª CRE).
Comunicação - A robótica na Inclusão do Surdo, do Colégio Ulbra Cristo Redentor, em Canoas (27ª CRE).
Construção Civil - Reaproveitamento das águas servidas e de águas da chuva, do Colégio Ulbra Cristo Redentor, em Canoas (27ª CRE).
Design - De um novo design ao tempo, SETREM 3 de Maio, rede Sinodal, em Três de Maio (17ª CRE).
Gestão - Definição e padronização da gerência de contas: um desafio às equipes do suporte CIGAM, da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo, rede Sinodal, em Novo Hamburgo (2ª CRE).
Imagem Pessoal - Eco tingimento - Corantes naturais, SENAC Canoas, em Canoas (27ª CRE).
Indústria - Empilhadeira operada à distância, EEP SENAI Carlos Tannhauser, em Santa Cruz do Sul (6ª CRE).
Informática - Reciclagem de hardware para construção de sistema de auto-atendimento, do SENAC Santa Maria, em Santa Maria (8ª CRE).
Lazer e Desenvolvimento - Triturapet comunitário, do ET SENAI Plínio Gilberto Kroeff (Cetemp), em São Leopoldo (2ª CRE).
Meio Ambiente - Agrofloresta - Recuperação e preservação da mata ciliar, da Escola Técnica Estadual Celeiro, em Bom Progresso (21ª CRE).
Química - Vira e mexe e faz sabão, do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, rede federal, em Santa Maria (8ª CRE).
Saúde - Tampev - Tampa preventiva para saúde e controle de epidemias, do Colégio Ulbra Cristo Redentor, em Canoas (27ª CRE).
Turismo e Hospitalidade - O perfil emissivo do turista caiense, da Escola Estadual Técnica São João Batista, em Montenegro (2ª CRE).