Estudantes de Caxias do Sul confeccionam 450 cadernos para escolas do Vale do Taquari
Ação do Instituto de Educação Cristóvão de Mendoza faz parte do programa de Estudos de Aprendizagem Contínua
Publicação:
As enchentes que atingiram os municípios do Vale do Taquari no início de setembro seguem mobilizando a sociedade gaúcha. É com essa vontade de ajudar que a rede pública estadual de ensino também dá aula de solidariedade. Em Caxias do Sul, os estudantes do Instituto de Educação Estadual Cristóvão de Mendoza doaram e personalizaram 450 cadernos para os colegas das cidades afetadas pelas chuvas.
A ação foi idealizada pela professora Tatiane Rosa. Ela acompanhava o noticiário quando teve a ideia e decidiu alinhá-la aos “Estudos de Aprendizagem Contínua”, um programa de recuperação e recomposição de aprendizagens dos estudantes. A diretora da escola, Raquel Grazziotin, abraçou a causa e deu início ao “chamamento” na comunidade.
A mobilização alcançou pilares essenciais dos Estudos de Aprendizagem Contínua ao estimular ao protagonismo estudantil - gerando a troca de experiências e interlocução entre os agentes envolvidos no processo-, e despertar o sentimento do pertencimento escolar nos alunos e alunas.
Prova maior disso foi a participação de estudantes de várias idades, dos turnos da manhã e da tarde. Em menos de uma semana, todos os cadernos foram levados à escola e um mutirão foi realizado para personalização do material. Os mais novos também se envolveram, confeccionando cartões com desenhos e marca-páginas.
A coordenadora da 4ª Coordenadoria Regional da Educação (4ª CRE), Viviani Devalle, recebeu a iniciativa com entusiasmo e já iniciou o contato para a doação dos materiais junto à 3ª CRE.
“Para nós é um orgulho ver a escola engajada não só em seu processo de aprendizagem e de acolhimento aos alunos, mas também empenhadas em transformar a realidade da sociedade a qual pertence”, comentou Devalle.
Para superar os danos provocados pelas chuvas intensas que resultaram em enchentes, mortes e milhares de desabrigados no Estado neste início de setembro, a mobilização dos gaúchos é fundamental.
SAIBA COMO FAZER DOAÇÕES