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Estudante participa da festa da independência do Paraguai

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O representante do Rio Grande do Sul no Parlamento Juvenil do MERCOSUL, Maicon Prado da Cruz, aluno da Escola Estadual de Ensino Médio Guarani, de Canos, participou das comemorações do bicentenário da independência do Paraguai. O evento ocorreu em Assunção, no início do mês de maio. Durante o encontro foi realizada uma seção do Parlamento Juvenil do MERCOSUL - Paraguai, na ocasião foi entregue para o legislativo paraguaio projeto de lei que prevê a disponibilização de um computador para cada aluno, nas escolas paraguaias. Os deputados se comprometeram a analisar a proposta. As atividades foram desenvolvidas durante três dias e contaram com a visita do presidente do Paraguai, Fernando Lugo. Durante o encontro ocorreram atividades como pinturas, jogos, apresentação de livros didáticos e de projetos de robótica, palestra sobre a história do Paraguai, artesanatos e shows musicais. Para Maicon, houve um grande intercâmbio de culturas, conhecimentos e experiências, não só entre os parlamentares, mas entre todos os presentes. O Parlamento Juvenil do MERCOSUL é uma iniciativa voltada para o protagonismo dos jovens dos países membros e associados do Mercado Comum do Sul: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Colômbia. Tem como foco principal a discussão sobre o Ensino Médio. Participam estudantes matriculados no Ensino Médio, que, preferencialmente, tenham entre 14 e 17 anos e desenvolvam algum tipo de trabalho social. O Brasil esta representado por 27 parlamentares juvenis, um de cada estado; no total são 119 estudantes dos países participantes. Em outubro de 2010 jovens parlamentares do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Colômbia se reuniram na primeira sessão do Parlamento, em Montevidéu, Uruguai. Os parlamentares eleitos em 2010 têm mandato até 2012, quando haverá novo processo de escolha dos representantes dos países do MERCOSUL. Maicon destaca: ?Posso, com toda a certeza, afirmar que participar deste projeto me fez evoluir muito e está sendo enriquecedor. Agora, a tarefa é socializar está vivência, para que mais jovens possam entrar nesta discussão do Ensino Médio.?
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