Escolas indígenas kaingang e guarani comemoram Dia da Criança
Publicação:

A festa comemorativa ao Dia da Criança, deste ano, na Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Yvyra? Tenondé Miri, (Guarani) foi marcada pelo encontro inédito com famílias e estudantes da Escola Estadual Indígena Augusto Ope da Silva (Kaingang). Durante toda a manhã desta quinta-feira (10), famílias das duas comunidades indígenas, equipe diretiva, professores e estudantes estiveram reunidos para festejar a data na escola guarani. A Irmã Lourdes Dill, uma das apoiadoras das escolas, também participou da festividade.
Para receber os convidados, a diretora das duas instituições de ensino indígenas, de Santa Maria, Ana Cristina de Oliveira, as professoras Geane Cristine Donaduzzi, Mirian Moresco Possebon, estudantes e familiares guaranis prepararam uma programação especial na instituição. A sala de aula foi toda decorada com balões coloridos. Na rua, ao redor da escola, os pequenos estudantes se divertiram com a tradicional corrida do saco, gincana, pescaria, cabo de guerra, jogo da argola, futebol, pula-corda, cama elástica e escorregador. Uma oficina de salão de beleza foi montada para as meninas que pintaram e colocaram adesivos de unhas. Foi servido cachorro-quente, suco, distribuídas balas, pirulitos, sacolé e brindes para as crianças. O lanche foi preparado na cozinha da escola, que segundo a diretora, foi uma grande conquista deste ano, além de eletrodomésticos e utensílios encaminhados pelo governo do estado que possibilitaram o armazenamento em local adequado.
Ana Cristina, comemora o encontro entre as duas comunidades. ?Partindo do desejo dos guaranis e kaingangs nos reunimos para festejar o dia da criança em um grande encontro de integração com familiares e professores das duas aldeias?, disse. ?Um momento muito importante. A oportunidade de um conhecer e vivenciar a cultura do outro, trabalhar o respeito entre eles?, destacou a professora Geane.
Ao final do encontro, a diretora, recebeu dos estudantes e da professora da Escola Tenondé Miri, um álbum produzido pelas crianças, com desenhos e frases escritas em português e guarani em homenagem ao seu aniversário que é comemorado nesta sexta-feira (11).
As escolas kaingang e guarani, localizadas em Santa Maria, foram constituídas no ano de 2012 através de uma ação conjunta da Seduc e 8ª CRE com o apoio de organizações da sociedade civil. As instituições de ensino, embora em fase organizativa, contam com cinco professores, sendo três bilíngues e atendem um total de 47 alunos indígenas.