Escolas gaúchas recebem prêmio por projetos de responsabilidade social
Publicação:

Três escolas da rede estadual foram destacadas nesta quarta-feira, 2 de abril, por seus projetos de responsabilidade social. A entrega do Prêmio Construindo a Nação, promovido pelo Instituto da Cidadania Brasil e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), visa estimular, por Estado, instituições de ensino públicas e privadas a desenvolverem ações voltadas às necessidades das comunidades do entorno de suas escolas. A Escola Municipal Paul Harris, de Santa Rosa, e o Colégio Presidente Emilio Garrastazu Médici ? Fundação Bradesco, de Bagé, consagraram-se campeões.
Na categoria Ensino Fundamental, a Escola Estadual Miguel Mergen, de Segredo, foi destacada pelo projeto ?Lixo: na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma?. Alunos e professores uniram-se para sensibilizar a comunidade da Vila Tamanduá, no município, sobre o problema do lixo.
Na categoria Ensino Médio, duas escolas estaduais conquistaram reconhecimento. A Albatroz, de Osório, recebeu Honra ao Mérito pelo projeto ?Feira Multidisciplinar de Meio Ambiente?. Já a Irmão José Otão, de Caxias do Sul, teve Destaque Social pelo projeto ?Brincar para Aprender?, que trabalha com a inclusão de deficientes visuais na escola e na comunidade.
Para a secretária estadual da Educação, a premiação reforça a relação da escola com sua comunidade. "A escola é o nosso primeiro espaço social, onde aprendemos a ser cidadãos, não apenas para reivindicar nossos direitos, mas, também, para contribuir na solução de problemas da sociedade?, afirmou Mariza Abreu durante a cerimônia no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre.
O Prêmio Construindo a Nação foi criado em 2000, em São Paulo, expandindo-se para os demais Estados em 2006. Ano passado, escolas de 12 unidades da Federação participaram da premiação. Além da secretária Mariza Abreu, representando o Governo do Estado, participaram da solenidade de premiação o vice-presidente da Fiergs, Humberto Busnello, a superintendente do Instituto Cidadania, Márcia Saab, além de prefeitos, diretores de escolas, professores e estudantes.
Conforme Busnello, todas as escolas participantes são vencedoras, porque valorizam as atividades que despertam a cidadania e a responsabilidade social. "O Prêmio ressalta questões essenciais que definem um bom projeto educacional, entre elas o exemplo para a sociedade e a preparação do estudante para a vida", disse o vice-presidente da Fiergs.