Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Escolas da Restinga recebem sementes do Banrisul para qualificação da alimentação escolar

Ação que distribui sementes ecológicas está beneficiando mais de 5 mil alunos de seis escolas do Programa Saúde na Escola

Publicação:

Escola Ildo Meneghetti iniciou projeto de revitalização e contribui para o protagonismo juvenil com atividades pedagógicas
Escola Ildo Meneghetti iniciou projeto de revitalização e contribui para o protagonismo juvenil com atividades pedagógicas - Foto: Diego da Costa
Por Diego da Costa

Estudantes engajados, com vontade de aprender, que valorizam o meio ambiente, a alimentação saudável e a melhoria do espaço escolar onde vivem: este é o perfil dos mais de 5 mil alunos que foram beneficiados com o Programa Banrisul Sementes.

Sementes incluem hortaliças, girassois, forrajeiras e flores
Sementes incluem hortaliças, girassois, forrajeiras e flores - Foto: Diego da Costa

O trabalho, feito em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), contemplou, no total, seis instituições de ensino. Entretanto, nessa quinta-feira, 23 de janeiro, a entrega dos insumos ocorreu em três escolas da zona sul de Porto Alegre. São elas: Raul Pilla, Ildo Meneghetti e a EMEI Vila Nova.

EMEI Vila Nova, que está no âmbito do Programa Saúde na Escola (PSE) recebeu as sementes do Banrisul nessa quinta-feira (23)
EMEI Vila Nova, que está no âmbito do Programa Saúde na Escola (PSE), recebeu as sementes do Banrisul nessa quinta-feira (23) - Foto: Diego

Na ocasião, o gerente adjunto da agência do Banrisul do bairro Restinga, John Denis Ruiz, fez a entrega oficial das sementes que incluem hortaliças, plantas ornamentais, forrageiras e grãos, a serem destinadas para projetos que valorizem a agricultura sustentável. “Esta é uma ação muito importante que enaltece a educação ambiental nas escolas e incentiva para que as futuras gerações preservem a natureza”, destaca

A responsável pelo Programa Saúde na Escola (PSE), do Departamento de Articulação com os Municípios da Seduc, Caren Fortunato, fala da importância da parceria para o desenvolvimento pedagógico dos alunos. “Este é um trabalho que contribui para o protagonismo juvenil, conscientiza sobre os cuidados com o meio ambiente, qualifica a alimentação escolar e fortalece os vínculos das famílias com a escola”, afirma.

O vice-diretor da Escola Raul Pilla, Sérgio Campos, elogia a concretização da parceria com o Banrisul. “Nós já temos uma horta escolar que foi feita com a reutilização de abrigos de paradas de ônibus e pneus velhos descartados pela comunidade. Agora, teremos um ganho de produção, aprendizado e alimentação saudável”, comemora.

Escola Raul Pilla recebeu as sementes do Banrisul nessa quinta-feira (23)
Escola Raul Pilla recebeu as sementes do Banrisul nessa quinta-feira (23) - Foto: Diego da Costa

A diretora da EMEI Vila Nova, Karen de Almeida Cunha, falou sobre a necessidade de se trabalhar os elementos de proteção à natureza com a educação infantil. “Esta conscientização com os pequenos, além de contribuir na formação deles, faz com que eles influenciem os pais e a comunidade sobre os cuidados com o meio ambiente”, conclui.

Escola Ildo Meneghetti

Com um grande planejamento de revitalização da instituição de ensino, em 2019 a comunidade escolar iniciou os trabalhos para valorizar o ambiente e engajar os alunos em atividades lúdicas de plantio, pintura, arte e reaproveitamento de materiais recicláveis para decorar a escola.  

Através de uma parceria, com a professora e ambientalista, Maria Gorete Fortunato, e a diretora, Ana Guimarães Batista, foi feito um projeto com os estudantes do Ensino Médio para iniciar os trabalhos.

Trabalho da Escola Ildo Meneghetti visa revitalizar o espaço e engajar os alunos em atividades como plantio, pintura e arte
Trabalho da Escola Ildo Meneghetti visa revitalizar o espaço e engajar os alunos em atividades como plantio, pintura e arte - Foto: Diego da Costa

“Esta é uma iniciativa que engloba diversos aspectos, que vão desde a questão pedagógica até a comportamental e a melhoria do relacionamento entre os estudantes em sala de aula. Nós conseguimos, em pouco tempo, valorizar o trabalho dos jovens, incentivar seus talentos e embelezar a nossa escola”, conta Maria Gorete.

Opinião dos estudantes

A aluna Maria Eduarda dos Santos, de 17 anos, é uma das mais engajadas e elogia a chegada do Banrisul Sementes. “Isso vai beneficiar a nossa alimentação, auxiliar a comunidade e qualificar ainda mais o nosso espaço escolar. A ação vai interferir de maneira positiva no nosso lazer e na vida de alunos e professores”, enaltece.

Evellyn Fernandes, de 13 anos, considera que a revitalização da instituição de ensino a ajudou conhecer melhor suas habilidades e trouxe benefícios no seu convívio com os colegas. “Contribuiu bastante na minha vida. Me acalmou, diminuiu meu stress, fez com que eu pensasse as coisas de forma diferente e melhorou meu comportamento e o aprendizado em sala de aula”, revela.

Programa Banrisul Sementes

O Programa Sementes Banrisul, criado em 2008, tem por objetivo orientar estilos de agricultura de base ecológica e estratégias de desenvolvimento rural sustentável. Visa, ainda, contribuir para a garantia da segurança e soberania alimentar, bem como auxiliar na geração de renda nas comunidades nas quais o Banrisul está inserido.

Presenças

Ainda estiveram presentes na entrega das sementes as seguintes autoridades: a representante do Programa Sementes, Miriam Claussen; a responsável técnica da Alimentação Escolar da Seduc, Luana Petrini; e a assessora do Departamento de Articulação com os Municípios (DAM), Marly Pacheco.

Confira mais fotos

Secretaria da Educação