Escolas da Restinga recebem sementes do Banrisul para qualificação da alimentação escolar
Ação que distribui sementes ecológicas está beneficiando mais de 5 mil alunos de seis escolas do Programa Saúde na Escola
Publicação:

Estudantes engajados, com vontade de aprender, que valorizam o meio ambiente, a alimentação saudável e a melhoria do espaço escolar onde vivem: este é o perfil dos mais de 5 mil alunos que foram beneficiados com o Programa Banrisul Sementes.

O trabalho, feito em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), contemplou, no total, seis instituições de ensino. Entretanto, nessa quinta-feira, 23 de janeiro, a entrega dos insumos ocorreu em três escolas da zona sul de Porto Alegre. São elas: Raul Pilla, Ildo Meneghetti e a EMEI Vila Nova.

Na ocasião, o gerente adjunto da agência do Banrisul do bairro Restinga, John Denis Ruiz, fez a entrega oficial das sementes que incluem hortaliças, plantas ornamentais, forrageiras e grãos, a serem destinadas para projetos que valorizem a agricultura sustentável. “Esta é uma ação muito importante que enaltece a educação ambiental nas escolas e incentiva para que as futuras gerações preservem a natureza”, destaca
A responsável pelo Programa Saúde na Escola (PSE), do Departamento de Articulação com os Municípios da Seduc, Caren Fortunato, fala da importância da parceria para o desenvolvimento pedagógico dos alunos. “Este é um trabalho que contribui para o protagonismo juvenil, conscientiza sobre os cuidados com o meio ambiente, qualifica a alimentação escolar e fortalece os vínculos das famílias com a escola”, afirma.
O vice-diretor da Escola Raul Pilla, Sérgio Campos, elogia a concretização da parceria com o Banrisul. “Nós já temos uma horta escolar que foi feita com a reutilização de abrigos de paradas de ônibus e pneus velhos descartados pela comunidade. Agora, teremos um ganho de produção, aprendizado e alimentação saudável”, comemora.

A diretora da EMEI Vila Nova, Karen de Almeida Cunha, falou sobre a necessidade de se trabalhar os elementos de proteção à natureza com a educação infantil. “Esta conscientização com os pequenos, além de contribuir na formação deles, faz com que eles influenciem os pais e a comunidade sobre os cuidados com o meio ambiente”, conclui.
Escola Ildo Meneghetti
Com um grande planejamento de revitalização da instituição de ensino, em 2019 a comunidade escolar iniciou os trabalhos para valorizar o ambiente e engajar os alunos em atividades lúdicas de plantio, pintura, arte e reaproveitamento de materiais recicláveis para decorar a escola.
Através de uma parceria, com a professora e ambientalista, Maria Gorete Fortunato, e a diretora, Ana Guimarães Batista, foi feito um projeto com os estudantes do Ensino Médio para iniciar os trabalhos.

“Esta é uma iniciativa que engloba diversos aspectos, que vão desde a questão pedagógica até a comportamental e a melhoria do relacionamento entre os estudantes em sala de aula. Nós conseguimos, em pouco tempo, valorizar o trabalho dos jovens, incentivar seus talentos e embelezar a nossa escola”, conta Maria Gorete.
Opinião dos estudantes
A aluna Maria Eduarda dos Santos, de 17 anos, é uma das mais engajadas e elogia a chegada do Banrisul Sementes. “Isso vai beneficiar a nossa alimentação, auxiliar a comunidade e qualificar ainda mais o nosso espaço escolar. A ação vai interferir de maneira positiva no nosso lazer e na vida de alunos e professores”, enaltece.
Evellyn Fernandes, de 13 anos, considera que a revitalização da instituição de ensino a ajudou conhecer melhor suas habilidades e trouxe benefícios no seu convívio com os colegas. “Contribuiu bastante na minha vida. Me acalmou, diminuiu meu stress, fez com que eu pensasse as coisas de forma diferente e melhorou meu comportamento e o aprendizado em sala de aula”, revela.
Programa Banrisul Sementes
O Programa Sementes Banrisul, criado em 2008, tem por objetivo orientar estilos de agricultura de base ecológica e estratégias de desenvolvimento rural sustentável. Visa, ainda, contribuir para a garantia da segurança e soberania alimentar, bem como auxiliar na geração de renda nas comunidades nas quais o Banrisul está inserido.
Presenças
Ainda estiveram presentes na entrega das sementes as seguintes autoridades: a representante do Programa Sementes, Miriam Claussen; a responsável técnica da Alimentação Escolar da Seduc, Luana Petrini; e a assessora do Departamento de Articulação com os Municípios (DAM), Marly Pacheco.
Confira mais fotos