Escolas da 6ª CRE participarão de projeto voltado à sustentabilidade
Publicação:

Quinze municípios de abrangência da 6ª Coordenadoria Regional de Educação, com sede em Santa Cruz do Sul, receberão atividades sobre energia elétrica e preservação do meio ambiente. O projeto é voltado a estudantes e professores com o objetivo de inserir a temática da sustentabilidade no ambiente escolar.
Intitulado AES Sul na Comunidade - Educar para Transformar, o trabalho é desenvolvido pela distribuidora de energia desde 2012, abordando temas como energia, água, resíduos e mobilidade.
A partir de setembro, o terceiro ciclo do programa percorrerá os 118 municípios atendidos pela empresa, com uma nova estrutura e novas atividades. Dentre eles, as cidades abrangidas pela 6ª CRE: Boqueirão do Leão, Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Lagoa Bonita do Sul, Mato Leitão, Passa Sete, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Sobradinho, Vale do Sol, Vera Cruz e Venâncio Aires.
Detalhes para a participação da rede estadual no projeto foram acordados durante reunião na última segunda-feira (22), entre o coordenador Luiz Ricardo Pinto de Moura, e Cleusa Silveira, do núcleo de produção da Axis Mundi, empresa executora das ações.
O TRABALHO
Um grande círculo para a encenação da história ?Inventário de seres e coisas?, jogos e dinâmicas sobre o uso seguro e eficiente de energia elétrica, destino correto do lixo, consumo consciente de água e mobilidade integram as atividades.
Para isso, serão entregues materiais didáticos com textos e sugestões de atividades para serem desenvolvidas nas instituições de ensino. Até setembro de 2017, o terceiro ciclo do projeto realizará 300 ações educativas gratuitas, promovidas em dois momentos: nos Seminários Regionais (capacitações específicas para os educadores) e nas Ações (momentos de aprendizagem por meio de atividades lúdicas, desenvolvidos para alunos e professores do ensino fundamental, e realizados em cada uma das cidades contempladas).
Mais de 204 mil pessoas participaram das 503 ações realizadas em 79 cidades nos dois primeiros ciclos (2012 e 2014/2015).
Foto: ACS/AES Sul