Escolas contempladas com o PNO foram visitadas<BR>
Publicação:

A 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) encerrou nesta sexta-feira (4), cronograma de visitação às oito escolas estaduais da região contempladas com o Plano de Necessidade de Obras (PNO). As visitas ocorreram em conjunto com os engenheiros da 27ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (CROP) e acompanhadas por representantes das comunidades escolares, com objetivo de analisar e reavaliar as necessidades das instituições de ensino que passarão por obras globais a partir do segundo semestre.
A coordenadora-adjunta da 24ª CRE, Fernanda Schütz de Carvalho, que esteve em cada uma das oito escolas, explicou que o PNO prevê 17 itens que serão executados nas obras e que foram revisados pelo grupo e acrescidos de outras necessidades escolares, conforme o que foi verificado nos locais. Fernanda informou que as informações levantadas nas visitas foram lavradas em atas, que serão encaminhadas à Secretaria Estadual de Obras Públicas (SOP) para subsidiar o trabalho das empresas que formularão os projetos arquitetônicos de reforma das escolas. O passo seguinte é o encaminhamento das licitações para contratação das empresas que executarão as obras, que também serão centralizadas pela SOP. A previsão é de início das intervenções nas escolas no segundo semestre de 2013.
As oito contempladas entre as 429 obras do PNO para 2013 são as escolas estaduais Padre Affonso Diehl, de Segredo, Arroio do Tigre, de Arroio do Tigre, Colégio Cerro Branco, de Cerro Branco, Erico Veríssimo, de Restinga Sêca, e Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, Coronel Ciro Carvalho de Abreu, Rio Jacuí e Vital Brasil, em Cachoeira do Sul. Conforme Fernanda, a lista de escolas priorizadas para este ano considera a necessidade de iniciar projetos em grandes escolas de referência, escolas que possuam ensinos médio e fundamental, escolas com mais de 300 alunos matriculados e escolas com dominialidade consolidada (tombadas ou com cessão de uso por mais de 20 anos).
O PNO prevê a reforma, construção e restauração de espaços físicos e pedagógicos de escolas estaduais. Para o PNO, o Governo do Estado do RS disponibilizou R$ 220 milhões. O valor por escola será definido e empenhado de acordo com os projetos arquitetônicos que serão formulados.
As escolas contempladas são: Segredo - Padre Affonso Diehl, Arroio do Tigre - Arroio do Tigre, Cerro Branco- Colégio Cerro Branco, Restinga Sêca - Erico Veríssimo, Cachoeira do Sul - Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha - Coronel Ciro Carvalho de Abreu - Rio Jacuí e Vital Brasil.