Escola Lucila Nogueira, da 20ª CRE, realiza concurso de fotografias com os estudantes
Instituição de ensino de Boa Vista das Missões trabalhou o tema "A Cultura de Paz sob nosso olhar"
Publicação:

Foi realizado, durante o mês de novembro, o projeto "A Cultura de Paz sob nosso olhar" na Escola Estadual de Ensino Médio Lucila Nogueira, de Boa Vista das Missões, área de abrangência da 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Trata-se de um concurso de fotografias que contou com a participação de fotógrafos profissionais do município como jurados. Foram escolhidas 4 fotos de cada turma, totalizando 12 fotografias que ilustrarão o calendário de 2022 da instituição de ensino.
O evento, voltado aos alunos do 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, teve como proposta que cada trabalho revelasse um olhar único e original sobre a realidade, relacionando-a com o tema da Cultura da Paz.
“Todos os estudantes demonstraram interesse, pois puderam conhecer mais sobre a profissão do fotógrafo, aprenderam dicas de fotografia e foram sensíveis ao relacionar a imagem ao tema proposto através do projeto”, declarou a professora Tatiane Nunes.
“Enquanto diretora fiquei imensamente feliz, até porque também sou professora dos anos iniciais. A promoção de atividades que instigam o lado artístico, a criatividade e a reflexão sempre são consideradas importantes em nossa escola”, revelou a diretora da escola Denise Martins. Ela ressaltou, também, o trabalho realizado pelos fotógrafos: “Os fotógrafos Morgana Dalcin e Galileu Guerra também se envolveram nas atividades, um deles veio à escola com sua câmera profissional e mostrou detalhes e deu mais dicas de fotografia”, reiterou.
O projeto teve início com a visita da Professora Sirlei Pietrobelli, coordenadora regional da CIPAVE+, que participou de dinâmicas: “Eu gostei muito de estar com as crianças. Fui convidada para estar lá conversando sobre a Cultura da Paz e fizemos atividades sobre a construção do respeito com eles. Espero ter deixado uma sementinha com essas crianças, de forma fluida e sem roteiros, sobre como semear a paz”, destacou.
Na ocasião, participaram também a coordenadora adjunta da 20ª CRE, Quielen Albarello, que realizou uma apresentação de voz e violão. A chefe do setor pedagógico regional, Sirlei Martins, conversou com as turmas sobre a temática do projeto. Já a aluna da instituição de ensino Eduarda Zimmer, autora do livro "O coelho que não podia ser pai", contou a história para os demais alunos, trazendo à tona as temáticas que fazem parte da Cultura da Paz: a amizade, o amor e o respeito.