Escola Estadual Zandona tem trabalho selecionado na Febrace
Publicação:
Pela segunda vez consecutiva, um trabalho de Iniciação à Pesquisa desenvolvido por estudantes da Escola Estadual de Educação Básica Antonio João Zandoná de Barra Funda foi selecionado para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE).
A Feira acontece de 22 a 24 de março na Universidade de São Paulo (USP), quando 670 estudantes de 14 a 20 anos de Ensino Médio apresentam uma mostra de sua capacidade de desenvolverem soluções para problemas da sociedade.
Foram submetidos mais de mil projetos do país inteiro e selecionados 302 projetos. Dentre estes, o Projeto ?Descentralizar as informações: censura ou democracia??, das alunas autoras Carolina Jainara Lavall Zandoná, Gabriela Laneska Nardini e Jéssica Rigo, com a orientação da professora Karine Piaia da Escola Zandoná.
A pesquisa teve como problema de investigação, o controle e a centralização dos meios de comunicação, buscando compreender a estrutura de constituição do sistema de informação. Também reflete alternativas contra-hegemônicas e democráticas para a comunicação. Neste sentido, também fez parte uma pesquisa de campo do tipo observação participante numa rádio comunitária da região.
O trabalho é relevante na reflexão crítica sobre o papel social da mídia, versando sobre a importância de se construir alternativas coletivas e de fomento de formas democráticas de comunicação.
Ressalta-se ainda, que a pesquisa foi iniciada por ocasião da Feira de Iniciação à Pesquisa em julho de 2010 na Escola e foi premiada como destaque na Feira de Ciências da Universidade de Passo Fundo (UPF), no final do ano passado.