Encontro nos dias 2 e 3 discute ementas para Curso Normal
Publicação:
Representantes das 98 escolas de Curso Normal da rede estadual estarão em Porto Alegre nos dias 2 e 3 de agosto para participar do encontro estadual que tem como objetivo apreciar e definir as ementas de disciplinas do Curso, medida necessária para a elaboração dos regimentos escolares que devem vigorar em decorrência da implantação do Novo Ensino Médio na rede estadual de ensino.
De cada escola são esperados o coordenador pedagógico e o professor de didática. Também estarão no debate no auditório da Faculdade de Direito da UFRGS (Av. João Pessoa, 80 ? Centro) assessores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), promotora do encontro, e de Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).
A proposta de ementas esteve em discussão na Seduc no mês de julho, quando integrantes do Grupo de Trabalho (GT) do Curso Normal definiram a proposta de ementa que estará em discussão nas próximas quinta e sexta-feira.
Regimentos
No início do ano, foi elaborado pela Seduc e aprovado pelo Conselho Estadual de Educação (CEEd) o documento que explicita a linha pedagógica para o ensino médio a ser seguida pelas escolas estaduais, chamado Regimento-Referência.
Cada escola terá autonomia pedagógica para determinar a forma de cumprimento da diretriz curricular proposta pela mantenedora (neste caso, a Seduc). Ao longo do ano, as escolas devem aprovar os seus regimentos, que precisam ser homologados pelas CREs.
Reestruturação do Ensino Médio
A reestruturação ensino médio busca, ao mesmo tempo, reverter índices altos de evasão e reprovação e atender à legislação nacional que aponta para mudanças relacionadas à organização do ensino pelas quatro áreas do conhecimento. Em janeiro passado, o ministro da Educação homologou as novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, que passam a nortear este nível da educação básica