Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Encontro debate Direitos Humanos na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Mais de 100 educadores participaram de capacitação promovida com a Procuradoria Geral do Estado

Publicação:

o diretor do Departamento Pedagógico da Seduc,José Adílson, enaltece a importância de valorizar os direitos humanos no cotidiano
O diretor do Departamento Pedagógico da Seduc,José Adílson, enaltece a importância de valorizar os direitos humanos no cotidiano - Foto: Lucas Nogare
Por Diego da Costa

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) promoveu nesta terça-feira, 18 de junho, uma capacitação que debateu a relação dos Direitos Humanos com as competências da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os temas incluem os conceitos de Diversidade Sexual e Relações Étnico-raciais em sala de aula e os desafios da formação da Cidadania nas escolas públicas estaduais. 

O evento, ocorrido no Auditório Paulo Freire, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), teve a presença de mais de 100 servidores, entre orientadores educacionais, professores, coordenadores pedagógicos e assessores das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). A formação foi elaborada em parceria com a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e com a Associação dos Procuradores do Estado (APERGS/RS).

Segundo o diretor do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, José Adílson Antunes, os direitos humanos precisam ser trabalhados nas escolas “Quando trouxermos estes elementos de dignidade ao ser humano para o dia a dia é que vamos fazer a diferença no cotidiano e na convivência em sociedade”, afirmou. O coordenador da Comissão dos Direitos Humanos da PGE, Jorge Terra, ressaltou a importância de trabalhar os temas de forma sistemática nas instituições de ensino. “O valor da vida não é algo teórico. É algo que precisa ser trabalhado na prática, desde a escola com as crianças. Este é um momento de polarização na sociedade, e somente por meio da educação poderemos combater”, explicou.

O representante da Associação dos Procuradores do Estado (APERGS/RS), Carlos César D’Elia, reforçou que o processo educacional é fundamental na construção da cidadania e na perspectiva de uma sociedade mais justa, igualitária e moderna. “Um dos aspectos essenciais da nossa Constituição Federal e de toda civilização moderna é a luta pela consolidação dos Direitos Humanos. Temos um enorme desafio pela frente e o papel da escola é de forma cidadãos preocupados com estas questões”, analisou.

Parceria

No ano de 2018, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), em parceria com Procuradoria Geral do Estado (PGE), iniciou a elaboração de um Plano de Trabalho para a formação continuada sobre Educação e Direitos Humanos aos professores da rede estadual.

A iniciativa estipula que as instituições de ensino desenvolvam atividades em sala de aula para tratar do assunto com os estudantes. São abordados os seguintes temas: sustentabilidade, criança e adolescente, raça e etnia, gestão e mediação de conflitos, justiça restaurativa, gênero e diversidade sexual, pessoas com deficiência, idosos, trabalho escravo contemporâneo, migrantes e xenofobia e intolerância religiosa.

Presenças

Estiveram presentes, durante o encontro, a coordenadora de Diversidade e Programas Especiais do Departamento Pedagógico da Seduc, Sônia Santos; a assessora do setor de Direitos Humanos da Seduc, Helena Martins; e a assessora da Comissão de Direitos Humanos da PGE, Beatriz Lang.

 Confira mais fotos

Secretaria da Educação