Educação Profissional é tema de reunião na Assembléia Legislativa
Publicação:

As ações do governo do Estado na área da Educação Profissional foram tema de reunião ordinária da Comissão de Educação, ocorrida nesta terça-feira, 31, na Assembléia Legislativa. O diretor da Superintendência da Educação Profissional (Suepro), Lúcio Vieira, representou a Secretaria Estadual da Educação (SEC) no encontro. Além de debater sobre as ações desenvolvidas, também foi exposto o perfil dessa modalidade de ensino no Estado.
Para o diretor da Suepro, Lúcio Vieira, esse tipo de convite demonstra o interesse da sociedade e da Assembléia Legislativa em relação à rede estadual de Educação Profissional. A rede é considerada a segunda maior do país, com 150 escolas técnicas, 224 cursos e mais de 30 mil alunos matriculados. ?Acreditamos que o debate com o parlamento gaúcho é saudável, pois dá visibilidade sobre questões relacionadas ao ensino profissional, suas demandas e as ações desenvolvidas?, explicou Lúcio Vieira.
À tarde, os diretores das escolas técnicas do projeto de Centros de Referência na Educação Profissional reuniram-se com Lúcio Vieira em uma reunião administrativa. No encontro foram abordados temas como a política de expansão das vagas, formação e capacitação dos professores, além de analisar o primeiro ano do projeto, considerado altamente positivo por todos.
Centros de Referência
O projeto Centros de Referência na Educação Profissional integra o programa estruturante Boa Escola para Todos, da SEC. Os centros são escolas-pólo localizadas em diferentes regiões do Estado que é referência de qualidade na oferta de cursos técnicos de nível Médio e cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores. Essas escolas abrangem as áreas da saúde, química, meio ambiente, serviços, mecânica, eletrônica, agropecuária e turismo.
As escolas que fazem parte do projeto são: Instituto Estadual de Educação Pereira Coruja, em Taquari, na área de química e meio ambiente; Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato, em Taquara, na área da indústria; Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato, em Palmeira das Missões, na área da agropecuária; Escola Estadual Técnica de Saúde no Hospital de Clínicas, em Porto Alegre, na área de saúde; Escola Técnica Estadual João XXIII, em Pelotas, na área de serviços e a Escola Estadual Técnica São João Batista, em Montenegro, na área de turismo e química.