Educação midiática é tema de live de Letramento Digital
Nesta quarta-feira (24), a palestrante foi a jornalista Mariana Ochs
Publicação:

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc), por meio do Departamento Pedagógico, realizou, nesta terça-feira, 24 de junho, mais uma live do período de Letramento Digital das Aulas Remotas na Rede Estadual de Ensino. Esta edição contou com a jornalista Mariana Ochs, que falou sobre cidadania, ética e responsabilidade no mundo digital. A capacitação, que visa fornecer aos professores o conhecimento para a preparação de aulas no formato não presencial, segue até o dia 26 de agosto. As transmissões ocorrem pela página da Seduc no Facebook e no canal do Youtube TV Seduc RS.
Capacitação em Letramento DIgital - Educação Midiática para Cidadania Digital
Capacitação em Letramento DIgital - Educação Midiática para Cidadania Digital Mariana Ochs - Designer, jornalista e especialista em Tecnologias na Educação Crédito: TV Seduc RS
A jornalista, designer e coordenadora do programa EducaMídia Mariana Ochs avalia que em um contexto no qual a internet e os meios digitais são tão importantes no dia a dia dos alunos, a sociedade precisa passar por novos letramentos. “A própria concepção de o que é um texto mudou. Hoje, qualquer pessoa que tem um celular pode criar informação, posts, mensagens, áudios, vídeos, e tudo isso é texto, tudo isso é mensagem”, analisa.
Segundo a profissional, a alta quantidade de informações disponíveis gera um problema de “poluição informacional”, uma vez que nem todas as informações têm qualidade e, por isso, é preciso capacitar as pessoas para que entendam o que estão consumindo. Mariana afirma que a qualidade das informações que as pessoas recebem afeta a qualidade das decisões que elas tomam, o que, por consequência, afeta a qualidade da experiência dessa pessoa enquanto ser humano.
Em um mundo no qual “todo mundo é autor e consumidor de informações ao mesmo tempo”, a jornalista aponta para uma massa de pessoas se informando exclusivamente pelas redes sociais. Ela alerta que, em virtude da existência de algoritmos nas redes sociais, que deduzem quais postagens aquela pessoa vai gostar de ver, a partir do histórico de interações do usuário naquela rede, o indivíduo acaba fazendo parte de uma “bolha”, sem ter acesso ao restante do universo de informações existentes.
Para Mariana, se não deixamos a criança andar sozinha na rua até que ela seja bem orientada e aprenda a andar com segurança, não podemos deixá-las usar a internet sozinhas também. “A escola deve sempre promover um diálogo com as famílias sobre as boas práticas em ambientes digitais dentro e fora da escola. No final das contas, é responsabilidade de cada um de nós fomentar um bom ambiente digital”, defende.
A diretora de Departamento Pedagógico, Letícia Grigoletto, ressaltou que o contexto da pandemia trouxe a necessidade da transformação de algumas práticas por parte da Seduc, como o uso de plataformas digitais.
“Quando falamos em letramento digital, não podemos deixar de falar sobre tudo que envolve este momento. Tem muitas coisas que precisam ser trabalhadas de forma crítica e reflexiva. Temos que lidar de forma ética e responsável com essas informações”, opina.
Capacitação em Letramento Digital
No decorrer do Letramento Digital serão abordados os seguintes tópicos: Tecnologias Assistivas; Cidadania Digital e Educação Midiática; Modelos de Atividades Remotas; Aulas Remotas com Google Sala de Aula; Atividades Pedagógicas no Ambiente Virtual; Recursos Avançados das Ferramentas Gsuite; Metodologias Ativas na prática; Explorando Tecnologias Educacionais por Área; e Socialização de Práticas Pedagógicas.
Aulas Remotas
Para que todos estejam preparados para as Aulas Remotas, a Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul realizará capacitações para utilização da plataforma Google Sala de Aula com os professores e estudantes da Rede Estadual de Ensino. A iniciativa compõe o modelo híbrido de ensino, que também compreende as aulas presenciais, sem data de retorno.