Educação gaúcha é destaque no Enem
Publicação:
O secretário estadual da Educação, José Fortunati, avaliou neste domingo, dia 12, os resultados obtidos pelo Rio Grande do Sul no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado em 2005. De acordo com levantamento realizado pelo jornal Folha de São Paulo, entre todos os munícipios brasileiros com mais de 200 mil habitantes, as sete cidades com melhor desempenho, levando-se em conta somente a rede pública, são gaúchas.
A performance de São Leopoldo, Santa Maria, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre e Pelotas chamou a atenção de Fortunati por serem os únicos municípios no Estado com mais de 200 mil habitantes. "Se tivéssemos outras cidades dessa dimensão, com certeza elas figurariam na lista das de melhor desempenho no Exame", destacou. O Rio Grande do Sul também obteve a melhor média entre todas as unidades da federação na prova de redação.
"O levantamento proporcionado pelo Enem demonstra que os reconhecimentos obtidos pela educação pública do Estado, em anos anteriores, continuam atuais", ressaltou o secretário, lembrando que em 2004 a Unesco, com base nos dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), e o Ministério da Educação, a partir dos resultados do Enem daquele ano, afirmaram que o RS tem a melhor qualidade de ensino e a melhor rede pública de Ensino Médio do País.
Em relação a diferença de notas obtidas pelas escolas púbicas e privadas, Fortunati afirmou ser injusto estabelecer um comparativo entre as duas redes. "Os estudantes de colégios particulares têm a sua disposição em casa computadores, Internet, jornais diários, revistas semanais, além de poderem freqüentar cursos pré-vestibulares e de línguas, de conviverem com pais com curso superior e de não precisam trabalhar para ajudar na renda familiar. A realidade da imensa maioria dos alunos da rede pública é bem diferente dessa", explicou o secretário, acrescentando que por essa situação, acredita que a escola pública continua sendo o grande instrumento de geração de cidadania e de possibilidade de ascensão social.