Educação e Saúde atuarão juntas para erradicação do trabalho infantil
Publicação:

A 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e a 8ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) trabalharão juntas na formação de uma rede que irá atuar na conscientização das comunidades escolares, através do Programa Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). A parceria foi firmada em reunião, na segunda-feira, 21, entre a coordenadora da CRE, Julieta Prestes, a Coordenadora Pedagógica, Ediléia Lemos Nunes, e as assessoras pedagógicas Elaine Dalcin, Cleonice Bankow e Fátima Castro Santos. Representaram a 8ª CRS Cristina Muratt, Solange Oliveira, Mireila Vieira e Cacilda Soares.
Conforme explicaram as representantes da Saúde, há necessidade de mobilizar diferentes instituições, em cada município da região. A primeira ação será realizada em Arroio do Tigre, com a organização de um encontro com representantes de escolas, órgãos públicos e Conselho Tutelar. A ideia é formar uma rede de apoio que, posteriormente, capacitará multiplicadores para o trabalho com a comunidade.
Uma das preocupações do grupo é que muitos problemas escolares estão direta ou indiretamente relacionados ao trabalho infantil, como as questões da evasão, do baixo desempenho escolar e da gravidez na adolescência, por exemplo. Os estudos na área têm apontado os prejuízos de aprendizagem, psicológicos, sociais e na saúde das crianças e adolescentes sujeitos a essa situação. ?Precisamos integrar as ações para fortalecer o trabalho que já está ocorrendo através de outras redes. Atingir as famílias, através da conscientização, é o objetivo?, salientou a Coordenadora Julieta.
PRIMEIRO PASSO
As coordenadorias de Educação e de Saúde já participaram de audiência pública regional, em Santa Cruz do Sul, para o reordenamento do Peti. Esse foi o passo inicial para o estabelecimento da parceria na rede, que agora será ampliada com a participação dos municípios e escolas da região.
A ideia é também integrar e fortalecer outras iniciativas, como a Caderneta do Adolescente e o Programa Saúde na Escola. No Estado, já foi instalada a Comissão Estadual do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.