Cursos gaúchos de formação superior de professores estão entre os melhores do Brasil
Publicação:
Alunos de três cursos superiores do Rio Grande do Sul para a formação de professores alcançaram nota máxima na prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, colocando-se entre os 45 melhores do país. O Enade 2006, divulgado ontem pelo Ministério da Educação, revelou que somente 0,79% dos 5.701 cursos de 15 áreas avaliadas atingiu a nota máxima, em uma escala de um a cinco.
O curso de Formação de Professores do Centro Superior de Ensino de Farroupilha (Cesf), a Licenciatura para Educação Infantil do Instituto Superior de Educação de Ivoti e o Curso Normal Superior da Faculdades Porto-Alegrenses (Fapa) alcançaram 16,2% de notas máximas, índice que chega a 53,4% se consideradas as notas quatro e cinco, enquanto o desempenho médio nacional foi de 45,4%.
O Enade 2006 utilizou duas metodologias de avaliação. O Conceito Enade combina as notas dos alunos ingressantes (do primeiro ano) e concluintes (do último ano), em provas de temas gerais e específicos sobre a área de referência. Já o Indicador de Diferença de Desempenhos (IDD), em que os gaúchos foram melhor qualificados, determina o quanto de conhecimento os cursos agregam aos alunos.
Outros três cursos do Rio Grande do Sul também alcançaram nota máxima. São eles a Arquivologia, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Administração, da Fundação Universidade de Rio Grande (Furg), e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Substituto do Provão, o Enade é obrigatório a todos os estudantes de graduação. As provas, realizadas no final do ano passado, envolveram mais de 386 mil alunos.
As 15 áreas avaliadas pelo Exame, em todos os estados brasileiros, foram: Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Formação de Professores (Normal Superior), Música, Psicologia, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo, de instituições públicas e privadas.