Curso de extensão sobre "Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola” tem inscrições prorrogadas até 20/02
Publicação:
Foram prorrogadas, até o dia 20 de fevereiro, as inscrições para o Curso de Extensão em Formação para Docência e Gestão na Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola. Voltada para professores, estudantes de licenciatura e gestores da educação básica, a formação é gratuita e será realizada na modalidade a distância.
São mais de 12 mil vagas, criadas para promover a equidade na sala de aula e incentivar a educação antirracista, trazendo teorias e práticas pedagógicas que valorizam a história e as identidades étnico-raciais. Os participantes terão acesso a uma plataforma virtual, onde serão disponibilizados conteúdos didáticos, tutorias e encontros síncronos.
ACESSE AQUI PARA SE INSCREVER NO CURSO
O curso está previsto para iniciar no primeiro semestre de 2025, entre os meses de março e junho, e os concluintes receberão certificados de extensão. A carga horária é de 120 horas, divididas da seguinte forma:
- Panorama Étnico-Racial e Quilombola Brasileiro: 30 horas
- Culturas e Territorialidades: 30 horas
- Educação Antirracista na Prática: 30 horas
- Gestão Democrática para a Diversidade: 30 horas
A iniciativa é fruto de uma parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC). No Rio Grande do Sul, as vagas serão ofertadas em conjunto com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e a Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
O processo seletivo abrange os seguintes perfis:
- Professores da educação básica da rede pública e da rede privada;
- Gestores da educação básica da rede pública e da rede privada;
- Pessoas com diploma de graduação em cursos de licenciatura, em qualquer área do conhecimento;
- Estudantes regularmente matriculados em cursos de licenciatura.
As inscrições devem ser feitas por meio do site do edital. Para participar, os candidatos devem enviar os documentos comprobatórios e optar por uma das instituições parceiras.