Coordenadorias discutem o Censo Escolar
Publicação:

O Censo Escolar, levantamento de dados estatísticos da educação básica em âmbito nacional, foi o tema das capacitações desenvolvidas nas regiões de Estrela, Passo Fundo, Santa Maria, Palmeira das Missões e Ijuí, ao longo das últimas semanas. Os encontros foram promovidos pelas Coordenadorias Regionais de Educação locais ? 3ª, 7ª, 8ª, 20ª e 36ª, respectivamente.
Em Santa Maria, foram a formação foi sediada na Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa, durante os dias 04 e 05 de julho. Entre os assuntos tratados, estiveram a alimentação e o transporte escolar, além do Atendimento Educacional Especializado (AEE). O trabalho foi conduzido pela professora e responsável pelo Censo Escolar na região, Márcia Chaves.
Já em Estrela (3ª CRE), foram quatro encontros que contemplaram representantes das secretarias de Educação dos 32 municípios de abrangência da região. Em Passo Fundo (7ª CRE), o trabalho foi conduzido pelo professor Iliseu Weschenfelder, mobilizando mais de 200 profissionais de Educação.
Na 20ª CRE, por sua vez, as ocasiões ocorreram nos dias 07 e 08 de julho, nos municípios de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões. Na oportunidade, a coordenadora, Ana Possebon Perusso, destacou a responsabilidade, bem como a veracidade dos dados coletados pelas escolas referentes aos alunos e profissionais de cada educandário.
?É com base nestas informações do Censo Escolar que as escolas recebem os recursos. Por isso, a importância de mostrar, com responsabilidade, os dados exatos de cada estabelecimento de ensino?, disse.
Em Ijuí, a formação teve a participação da coordenadora adjunta da 36ª CRE, Ana Maria Zasso Spencer. Os participantes receberam orientações referentes ao preenchimento dos formulários de coleta de dados que compõem o Censo Escolar.
CENSO ESCOLAR
Trata-se do principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional. Coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é feito todos os anos em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Educação.
Os dados coletados são referentes aos estabelecimentos de ensino de todo o país, bem como de suas turmas, alunos, profissionais e rendimento escolar. Estas informações são utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica, servindo de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo a transferência de recursos públicos.
Informações: Inep.