Coordenadoria entrega notebooks para alunos com deficiência visual
Publicação:
Nesta quinta-feira (19), as Escolas Estaduais Ilha Moreira, de São Leopoldo, Wolfran Metzler, de Novo Hamburgo e Paulo Freire, de São Sebastião do Caí, receberam, em ato oficial na 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), computadores adaptados para alunos cegos ou de baixa visão. Os equipamentos foram doados pela Secretaria de Educação do Estado (SEDUC), de acordo com registros no censo escolar.
Os computadores vêm equipados com softwares adaptados para possibilitar a leitura dos livros digitais enviados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). As três escolas beneficiadas já têm sala de recursos para atender alunos com necessidades especiais, e o notebook adaptado permitirá o acesso aos livros pelos alunos com dificuldades de leitura pelo método braile, de acordo com a professora Maria Helena Moutinho da Silva, da Escola Ilha Moreira.
A professora de Educação Especial da Escola Wolfran Metzler, Bartira Barboza Badaracos, avalia que essa tecnologia facilita a vida do professor e do aluno. ?Antes o acesso era mais difícil e era preciso ampliar os materiais ou digitalizar e imprimir em braile, o que acabava se tornando caro e trabalhoso?, afirmou. O aluno Patrick Bicael Bueno, do 3º ano do Ensino Médio, está se preparando para ingressar no curso de Direito e considera o apoio fundamental para a inserção no mundo do trabalho e na vida social.