Coordenadoria e UNIJUI dialogam sobre as novas demandas educacionais
Publicação:

Na manha desta quarta-feira (13), professores da Unijuí e a equipe pedagógica da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), reuniram-se com o objetivo de estabelecer um diálogo entre as novas teorias que pautam a educação e as práticas pedagógicas desenvolvidas nas instituições de ensino. Este encontro faz parte de um projeto de estudos e reflexões firmado entre as universidades e as Coordenadorias Regionais de Educação, visando reavaliar o processo de ensino atual e vislumbrar novos caminhos que possibilitem a obtenção de melhores resultados na Educação Básica e Superior.
De acordo com o professor Sidinei Pithan da Silva, autor do livro Pesquisa como princípio educativo, a escola fracassa porque não consegue fazer o aluno interagir, reelaborar, se apropriar do conhecimento. Urge que os educadores rompam com as informações fragmentadas, técnicas, desatualizadas e invistam na construção do conhecimento mediada pela pesquisa e pelo educador, salienta o professor Silva.
O professor do Curso de História da UNIJUÍ, Dinarte Belato, enfatizou que a escola está inserida num novo contexto social e, portanto, não podemos insistir em reproduzir as mesmas estratégias pedagógicas do passado, é necessário o professor buscar a eficácia em seu trabalho e inovar para poder atingir a este novo sujeito que frequenta os bancos escolares.
Para a coordenadora da 36ª CRE, Rosmari Gobo, o encontro foi enriquecedor para ambas as partes. ?É na troca de experiências, realizando estudos e reflexões que vamos construir uma educação de qualidade? enfatizou a coordenadora.