Coordenadoria de Cachoeira do Sul promoveu formações pela região
Publicação:

A equipe da 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) viajou pela região nesta semana, promovendo encontros de formação continuada para quase 2.000 professores e servidores de 50 escolas estaduais. O tema ?Seguindo a trajetória das boas práticas? foi abordado em Arroio do Tigre, nesta quarta-feira (20) em evento que reuniu mais de 300 profissionais da educação da região centro-serra, no Clube 25 de Julho. Professores da rede municipal de Arroio do Tigre também participaram. Nos dois dias anteriores, os encontros aconteceram em Agudo (terça-feira), no Pavilhão Evangélico, para mais de 300 participantes da região, e em Cachoeira do Sul (segunda-feira), no auditório do Colégio Imaculada Conceição, onde dois eventos reuniram mais de 1.200 profissionais da educação.
Os professores Amilto Luiz Dalcin e José Alcemar dos Santos Wollmann, de Cachoeira do Sul, falaram sobre suas experiências de trabalho com projetos interdisciplinares, para os públicos de Agudo e Arroio do Tigre. Os alunos Mateus Rosa, Vitor Wollmann, William Rosa e Arthur Prates acompanharam os professores, ajudando a relatar as experiências. As escolas também tiveram espaço para criar os seus próprios projetos. Em Arroio do Tigre, docentes e servidores ouviram, ainda, a fala do professor Eldiro Ceolin, de Restinga Sêca, ex-coordenador da 24ª CRE. Ele abordou a questão da ética do educador. Em Cachoeira do Sul, o palestrante foi o professor Dr. José Fernando Kieling, da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), que fez uma abordagem sobre a trajetória educacional e suas perspectivas.
AVALIAÇÃO
A coordenadora pedagógica da 24ª CRE, Bia Mazuim, avaliou positivamente a formação. ?Foram momentos de carinho, reencontros e muita reflexão. Ouvimos boas práticas de professores com experiência em universidade e em todas as modalidades de ensino da rede pública estadual. Tivemos o prazer de ouvir também os alunos, contando suas experiências com as práticas de seus professores?, relatou Bia. A Coordenadoria contou com o apoio das equipes diretivas das escolas estaduais na organização dos encontros promovidos nesta semana.
IMPORTANTE
Em cada um dos encontros promovidos pela 24ª CRE foram valorizadas boas práticas desenvolvidas por escolas da rede estadual. O Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura, de Cachoeira do Sul, mostrou o talento dos alunos Mateus Rosa e Natana Unfer na encenação de um texto produzido em sala de aula. A Escola Estadual de Educação Básica Dom Érico Ferrari, de Agudo, fez um alerta sobre a importância da preservação ambiental numa performance que uniu texto, teatro e dança, apresentada pelos alunos do Ensino Médio. A Escola Estadual de Ensino Médio Arroio do Tigre apresentou durante a formação quatro grupos do seu projeto de dança e o corpo coreográfico da Banda dos Tigres.
Escolas também promovem suas formações
A formação continuada também está ocorrendo com encontros escolares, que acontecem até esta sexta-feira (22 de julho), em todas as escolas da rede estadual. A equipe da 24ª CRE está participando desses eventos. Na segunda-feira, a coordenadora de recursos humanos Cláudia Severo Vargas e a professora Janete Moreira falaram sobre RH para as equipes das escolas estaduais Professora Marieta Ribeiro de Almeida e Zilah da Gama Mór. Na quarta, a professora Beth Biscaglia trabalhou com os professores do currículo por atividades da Escola Estadual Vital Brasil, de Cachoeira do Sul, numa oficina sobre atividades físicas nas séries iniciais.
Nesta quinta, Elaine Dalcin e Cleonice Bankow trabalharam com a equipe da Escola Estadual Dr. David Fontoura de Barcelos, também em Cachoeira do Sul, sobre inclusão escolar. Nesta sexta-feira (22 de julho), a coordenadora pedagógica Bia Mazuim e a professora Elaine Dalcin desenvolverão uma formação com os professores da rede municipal de Novo Cabrais, sobre metodologia e avaliação.