Coordenadoria conclui agenda do PNO esta sexta-feira
Publicação:
A 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) está em fase de conclusão da agenda dos lançamentos dos Planos de Necessidades de Obras (PNO). As solenidades, que iniciaram no mês de maio, terminam nesta sexta-feira (15), com a última visita no Colégio Estadual Tancredo Neves. Ao todo, 18 escolas da região de abrangência da 8ª CRE, dos municípios de Faxinal do Soturno, Julio de Castilhos, São Sepé e Santa Maria, foram contempladas pelo plano.
Na quinta-feira (14), a 8ª CRE, através da sua titular, a professora Celita da Silva, visitou a escola de Ensino Médio Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, a penúltima instituição a receber o lançamento do plano. Professores, pais, estudantes e funcionários acompanharam a solenidade. Dentro os pedidos da escola estão a construção de salas de aula, reformas interna e externa, cobertura da quadra de esportes e ampliação do terreno. Ainda, assim como as demais escolas beneficiadas pelo PNO, a Castelo Branco vai receber melhorias como instalações elétricas e de água quente nos banheiros, paisagismo e salas de estudos para os professores.
O PNO é um plano da Secretaria do Estado de Educação (Seduc) em parceria com outros órgãos do governo estadual e federal, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação/Ministério da Educação (FNDE/MEC) e Banco Mundial. A articulação entende a necessidade de prover os recursos necessários para que a rede física das escolas estaduais seja melhorada. Para isso, o plano prevê reformas, construções e restaurações nos ambientes escolares.
As instituições, para receber o benefício, primeiramente escreveram documentos que informavam as suas carências estruturais à Secretaria das Obras Públicas (SOP). Os processos encaminhados estão inseridos no planejamento anual que prevê a execução de obras escolares para o Estado em 2012, acordado com a SOP em janeiro deste ano. As verbas serão liberadas para as escolas após a realização das visitas técnicas, que estão previstas para o segundo semestre.
A professora Celita está satisfeita com a agenda de pronunciamos do plano na região e acredita que esta é também uma forma de a 8ª CRE aproximar-se das comunidades escolares. ?As intervenções do PNO nas escolas são uma necessidade urgente, que mostram a preocupação de qualificar os espaços escolares da rede pública de ensino?, destaca a coordenadora. A atividade de hoje à noite, no Tancredo Neves, está programada para às 19h30.