Chefe da Casa Civil participa de encontro com coordenadores da Educação
Publicação:
Um balanço dos seis primeiros meses do Governo Tarso Genro foi realizado na tarde desta quinta-feira (7) pelo chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, durante o 1º Encontro de Avaliação de Governo das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CRE?s), que ocorreu no auditório da Caixa Econômica Federal, em Porto Alegre. A exposição que também contou com a presença do Secretário da Educação, Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, relatou aos coordenadores como foi este período inicial na gestão do Estado do Rio Grande do Sul.
O chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, abriu sua fala definindo a gestão atual em relação aos acordos e ações significativas realizadas desde os primeiros momentos do Governo Tarso Genro. ?Uma série de ações já foram realizadas nos primeiros meses como anistia de 45 mil famílias de pequenos agricultores, a retomada do Simples Gaúcho, a proposta de piso regional do Estado, beneficiando mais de um milhão de trabalhadores, sendo o maior reajuste já feito no Rio Grande do Sul e do país e a negociação com o Movimento dos Sem Terra. Por isso uso a palavra ousadia para definir nossa gestão, porque realizamos uma série de ações desde o início, que já tiveram um peso significativo para o Estado?.
Pestana reafirmou o compromisso de um diálogo com respeito, valorizando o funcionalismo público, como os trabalhadores na área da Educação e Segurança. ?Negociamos com o CPERS um aumento de 10,91% sobre o básico dos professores, sendo considerado um dos maiores reajustes que a categoria recebeu nos último 10 anos e o compromisso como piso nacional dos professores. Na área da Segurança, tivemos um aumento na média de 5,4% e aposentadoria especial dos trabalhadores da Segurança Pública?, explicou.
Ainda o chefe da Casa Civil reforçou a importância dos coordenadores dentro de suas regiões. ?Acho fundamental a participação de vocês na construção desse diálogo entre o Governo com o conjunto dos professores, com as comunidades escolares, reafirmando a participação e a democratização do ensino, pois temos várias formas de se comunicar com a população do Estado e vocês são uma delas. Tenho muito orgulho do que já foi feito nestes seis meses e ainda temos muito mais à fazer, por isso é muito importante a contribuição de vocês para que juntos possamos construir um novo modelo de Estado?, concluiu Pestana.
Após a apresentação do Chefe da Casa Civil, o encontro seguiu suas atividades com o relato das coordenadorias com a apresentação do histórico administrativo e pedagógico realizado até o momento.