Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

“CER com você, professor!” debate o ensino/aprendizagem no ensino remoto

Décimo encontro da iniciativa contou com a presença dos especialistas Mariana Vasconcelos e Sônia Daudt

Publicação:

WhatsApp Image 2020 11 23 at 17 31 18
O episódio foi transmitido pelo canal CER Sebrae do YouTube - Foto: Seduc
Por Isabella Sander

Com o tema “Ensino/aprendizagem mediado”, o Sebrae-RS promoveu nesta segunda-feira, 23 de novembro, o décimo encontro da iniciativa “CER com você, professor!”.

O episódio, que foi transmitido pelo canal CER Sebrae do YouTube, teve a presença de Mariana Vasconcelos, que é mentora de Empreendedorismo Social na ONG Enactus UFPE e analista da PrimeDialog, e Sônia Daudt, que é doutora em Informática na Educação e coordenadora pedagógica na Gerência de Educação Profissional do Senac-RS.

A ação tem o intuito de promover momentos de reflexão aos educadores e gestores da Rede Estadual de Ensino durante a pandemia.

Segundo Sônia, algumas dúvidas que surgem quando se trata da relação entre a educação e a tecnologia são se é possível aprender com qualidade sendo o ensino mediado por tecnologias, se é possível expressar afeto pelo computador, como fica o “olho no olho” e se a relação com os alunos se torna mais frágil, superficial ou distante.

“A resposta para essas perguntas é ‘sim’. Não é pela geografia que a distância se manifesta: pode, sim, haver interação e afeto em espaços virtuais. Para viver e agir com o outro em diferentes espaços de convivência, basta enxergarmos os demais, estarmos juntos”, destaca a especialista.

A sugestão de Sônia é que se tenha uma postura flexível, que se invista no conhecimento em tecnologias educacionais, na interação permanente e em feedbacks substanciais. “O que mantém uma relação virtual forte é a interação permanente entre seus participantes. O aluno não pode se sentir abandonado”, aponta, ressaltando que o sentimento de isolamento é um dos primeiros fatores que levam à evasão quando alunos estão trabalhando em ambientes virtuais.

Mariana, por sua vez, falou sobre o desenvolvimento de soft skills – habilidades socioemocionais. “As pessoas cada vez mais estão ratificando a importância das soft skills, o que pode ser muito assustador para alguns, porque, até pouco tempo atrás, não se falava nisso”, reconhece.

A especialista salienta que o receio com relação à demanda por habilidades socioemocionais vem da crença de que o fortalecimento das soft skills faz com que as hard skills, de foro técnico, percam a importância, o que Mariana assegura que é uma impressão falsa. Outro medo, conforme a profissional, é de que as soft skills sejam inatas e não possam ser desenvolvidas. “Soft skills podem ser desenvolvidas, como resultado da interação interpessoal e da autorreflexão”.

Para Mariana, se o indivíduo pretende desenvolver habilidades socioemocionais, é indispensável pensar na interação ativa com os outros, não só em interações pontuais, mas de uma forma contínua. “Pode ser difícil, mas é preciso estar disposto a aceitar feedbacks comportamentais”, pontua.

Sobre o CER com você, professor!

O “CER com você, professor” foi idealizado pelo Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora (CER), a pedido da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), como forma de atender os 60 mil educadores da Rede Estadual. O projeto cresceu e, por isso, o Sebrae resolveu dar abrangência nacional ao conteúdo. Os episódios são exibidos em tempo real e, depois, ficam gravados no canal do YouTube CER Sebrae.

Sobre o Sebrae

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada sem fins lucrativos que promove o empreendedorismo, a inovação e a criatividade nas escolas por meio do Programa Nacional de Educação Empreendedora.

A iniciativa, que visa ampliar, promover e disseminar o empreendedorismo nos currículos do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional e Educação Superior, já beneficiou mais de 5 milhões de estudantes e capacitou165 mil professores de mais de 9 mil instituições de ensino de todo o país.

No Rio Grande do Sul, a parceria do Sebrae com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) ocorre desde 2015. Em 2019, após a implantação do Programa Jovem RS Conectado no Futuro, diversas atividades de capacitação e estímulo ao protagonismo juvenil estão sendo realizadas e promovem o desenvolvimento das competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Secretaria da Educação