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Censo Escolar começa a coletar informações sobre rendimento e movimento do aluno

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ATÉ 17 DE MARÇO
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu a segunda etapa do Censo Escolar 2016. O módulo Situação Aluno, que coleta dados sobre rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono) dos estudantes, ficará aberto de 1º de fevereiro a 17 de março. Diferentemente da primeira etapa, a Matrícula Inicial, o módulo Situação do Aluno só pode ser feito após o término do ano letivo, motivo pelo qual é realizado no início do ano seguinte. O preenchimento das informações é de responsabilidade dos diretores e dirigentes de estabelecimentos públicos e privados de educação básica, e das secretarias estaduais e municipais de educação, que trabalham em cooperação com as escolas. Os dados são preenchidos no sistema Educacenso e são fundamentais para a implementação de políticas públicas e conhecimento da realidade escolar brasileira. As informações dessa fase são usadas para o calculo das taxas de aprovação, reprovação e abandono que compõem, por exemplo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a cada dois anos. A divulgação dos resultados preliminares dessa etapa está prevista para 3 de abril. A partir dessa data, as escolas terão o prazo de 15 dias para conferência e correções, se necessárias. Passado o prazo de retificação, as informações não podem ser alteradas. CRONOGRAMA - Início da coleta: 01/02/2017 - Encerramento da coleta: 17/03/2017 - Disponibilização dos relatórios gestores: 03/04/2017 - Reabertura da Situação para conferência: 03 a 18/04/2017 - Disponibilização dos relatórios no módulo situação do Aluno contendo os dados finais: 12/05/2017. - Para realizar o preenchimento, acesse o sistema Educacenso no endereço: http://educacenso.inep.gov.br e informe os dados solicitados da Situação do Aluno. - Em caso de dúvidas: acesse o Hotsite no endereço: http://educacenso.inep.gov.br e/ou contatar com a equipe do Censo Escolar desta Secretaria: estatisticars@inep.gov.br
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