Cartilha sobre prevenção às drogas chega a sala de aula
Publicação:

Para ampliar o trabalho de prevenção as drogas na rede pública estadual, serão distribuídas nas 2,6 mil escolas estaduais cartilhas contendo informações quanto aos efeitos causados pelo uso de substâncias ilegais no organismo e os contados de entidades que tratam do assunto. O secretário estadual da Educação, Ervino Deon, recebeu o material produzido pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa (CCJ). O presidente da comissão, deputado estadual Alceu Moreira, fez a entrega simbólica na manhã desta terça-feira, 11, no gabinete da Secretaria da Educação (SEC), juntamente com a secretária adjunta da Secretaria de Justiça e Ação Social, Dora Saikoski. Serão distribuídas 20 mil cartilhas às Coordenadorias Regionais de Ensino (CRE), que se encarregarão de levar o material para as escolas.
O deputado Alceu Moreira explicou que a razão principal que motivou a elaboração da cartilha foi proporcionar aos professores uma ferramenta de orientação. ?Estamos oferecendo informações básicas de maneira didática e embasada por entidades respeitadas na área da previsão e tratamento anti-drogas?, afirmou. Moreira aproveitou o encontro para propor a criação de conselhos comunitários de combate às drogas, formados por representantes da comunidade escolar e organismos que abordam questões de prevenção.
Para o secretário Ervino Deon, a cartilha vai acrescentar ao trabalho de prevenção que já vem sendo desenvolvido nas escolas da rede estadual. Deon ressaltou que, paralelo ao encaminhamento do material às instituições de ensino, os professores deve ser capacitados, visando o melhor aproveitamento das informações.
- Não adianta apenas entregar o material ao professor. Também é preciso orientá-lo para dar um sentido pedagógico as informações. Estamos procurando fazer isso a partir de outras iniciativas encabeçadas pela Divisão de Saúde Escolar da SEC e pelas Coordenadorias Regionais de Educação?, observou.