Bibliotecária da Seduc viaja a Alemanha a convite do Instituto Goethe
Publicação:
O trabalho desenvolvido no dia a dia nas escolas estaduais pela Assessoria de Apoio à Leitura, Livro e Literatura/Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares da Secretaria de Estado da Educação conquistou o reconhecimento do Goethe-Institut Brasil. Em novembro, a assessora responsável pela Assessoria/Sebe, Maria do Carmo Mizetti, embarca para a Alemanha, para um roteiro de uma semana no qual serão visitados instituições e bibliotecas escolares. A viagem é custeada integralmente pelo instituto Goethe. Além de Mizetti, sete bibliotecárias, de outros estados brasileiros, vão compor a comitiva. De acordo com os organizadores do encontro, o objetivo principal é fortalecer o intercâmbio profissional entre bibliotecários e instituições da área. Especialmente importante para o Goethe-Institut Brasil são as bibliotecas escolares e suas instituições. Nos últimos anos, tem sido frequente a vinda de alemães à Capital para falar sobre as bibliotecas escolares do país europeu.
O roteiro
A viagem do grupo de brasileiros começa no dia 16/11. A agenda na Alemanha será cumprida entre os dias 17 e 23. A chegada a Porto Alegre acontece em 24 de novembro. O roteiro será nas cidades de Frankfurt, Wetzlar, Biberach e Leipzig.
Frankfurt
18/11
10h ? reunião com representante da comissão ?Bibliothek und Schule? (Biblioteca e Escola) da Associação de Biblioteconomistas da Alemanha - A entidade promove novas formas de cooperação entre bibliotecas e escolas públicas e científicas, oferecendo a monitorização e a avaliação ? com particular foco no desenvolvimento da oferta no campo da educação em tempo integral.
14h ? Visita guiada à Biblioteca Nacional Alemã - A Deutsche Nationalbibliothek (Biblioteca Nacional Alemã) tem como missão colecionar, arquivar, proceder ao seu registo bibliográfico e disponibilizar para consulta pública todas as publicações nacionais e estrangeiras alemãs e de língua alemã publicadas desde 1913, incluindo traduções de obras alemãs, bem como obras publicadas por emigrantes de língua oficial alemã durante o período de 1933 a 1945. A Biblioteca Nacional Alemã mantém relações de cooperação no contexto nacional e internacional. Tem sede em duas cidades, Frakfurt e Leipzig. A unidade de Frankfurt tem como principal objetivo a desenvolvimento das ciências da informação e comunicação,
gestão e coordenação da base de dados central.
19/11
10h - Biblioteca municipal Frankfurt/Main - Repartição Bibliotecas Escolares (SBA) ? tema: O âmbito das actividades da Repartição de Bibliotecas Escolares - A Repartição de Bibliotecas Escolares da Biblioteca Municipal de Frankfurt apoia as bibliotecas escolares no desenvolvimento do seu centro de competências mídia, oferecendo serviços de prestação ligados às ciências da informação e documentação, nomeadamente na área da consultoria e formação. A SBA abrange atualmente 94 bibliotecas escolares em Frankfurt.
14h - Visita a uma biblioteca escolar
Wetzlar
20/11
10h - Rede de informação e mídia para as escolas. Tema: Responsabilidades e desafios do trabalho desenvolvido na rede de informação e mídia. IMeNS é a rede de informação e mídia para as escolas no distrito Lahn-Dill a leste de Hesse. Nesta rede virtual o trabalho é desenvolvido em conjunto com mais de 60 escolas, bibliotecas escolares e de associações recreativas e outros participantes A IMeNS centraliza a prestação de serviços nas áreas de tecnologias de informação, da biblioteconomia e da pedagogia da informação e documentação. A associação abrange todas as bibliotecas da rede escolar, desde o ensino primário até às escolas profissionais, bem
como bibliotecas escolares que se encontram abertas à comunidade não-escolar. Outras instituições pertencentes a esta rede são a Livraria do Ensino Primário e os Centros de Mídia das cidades de Dillenburg e Wetzlar, que se destacam pela sua sua oferta e serviço especializado. O centro regional de mídia do distrito de Lahn-Dill complementa assim a oferta de mídia das bibliotecas escolares, oferecendo uma alternativa adaptada às várias realidades regionais e com focos diferentes.
Biberach
21/11
10h - Biblioteca municipal Biberach - Tema: Conceitos bibliotecários de sucesso ? Estratégias para o futuro
A biblioteca municipal de Biberach encontra-se localizada desde 1996 no ?novo edifício? na praça Biberacher Viehmarktplatz. A oferta deste centro de mídia e informação ocupa um lugar de destaque a nível nacional tendo já várias vezes sido galardoado com o primeiro lugar no ranking de bibliotecas BIX. O acervo da biblioteca abrange mais de 70.000 títulos em vários suportes. O empréstimo processa-se automaticamente mediante meios tecnológicos de última geração RFID, permitindo um serviço fácil e autónomo para o máximo de três títulos e sem longos tempos de espera. A devolução é possível a qualquer hora do dia pelo retorno externo.
Leipzig
22/11
10h - Escola Superior de Tecnologia, Gestão e Cultura Leipzig - Curso de Ciências da Informação - Tema: Conceitos e inovações no âmbito da pedagogia bibliotecária e na
vertente do trabalho prático em contexto de aula.
O curso de Ciências da Informação da Escola Superior de Tecnologia, Gestão e Cultura de Leipzig, oferece formação superior na área das ciências da informação e documentação, permitindo também a aquisição de conhecimentos e competências no campo da pedagogia bibliotecária. A Universidade é pioneira não só no ensino de metodologias bibliotecárias como no trabalho ligado a práticas, perspectivas e as aplicações de métodos de representação e gestão da informação e do conhecimento em diferentes ambientes de informação tais como bibliotecas, centros de documentação e de pesquisa.